Com Lauren Sánchez e Jeff Bezos já instalados em Veneza e os convidados VIP a chegarem em força, os festejos em torno do tão aguardado casamento do casal podem finalmente começar.
O evento deverá decorrer até sábado, reunindo cerca de 200 convidados para celebrar o matrimónio do fundador bilionário da Amazon e da ex-jornalista, após dois anos de noivado. Segundo a Reuters, as celebrações estão estimadas em cerca de 40 a 48 milhões de euros. Na quinta-feira, o vereador do turismo de Veneza, Simone Venturini, disse à CNN que a cidade deverá arrecadar “20 a 30 milhões de euros com as festas, organizações e eventos” ao longo da semana.
Ainda não se sabe quando o casal casará legalmente (ou se já o fez nos EUA, antes desta semana de festa). Um porta-voz do gabinete do presidente da câmara de Veneza disse à CNN, esta quinta-feira, que a cidade não recebeu nenhum pedido oficial do casal, o que indica que os eventos desta semana serão cerimoniais e não juridicamente vinculativos.
Durante os festejos, espera-se que Sánchez desfile uma série de visuais de luxo. Foi vista a sair do hotel de cinco estrelas Aman na quarta-feira, num táxi aquático de luxo, envergando um vestido vintage de um ombro de Alexander McQueen, numa das suas primeiras aparições na cidade. Já na quinta-feira, optou por um vestido corpetado em brocado cintilante da mais recente coleção de alta-costura da Schiaparelli.
Celebridades a chegar
Ivanka Trump, acompanhada pelo marido Jared Kushner e os filhos, foi fotografada à chegada na quarta-feira, enquanto Kim Kardashian chegou na quinta-feira com a irmã Khloe e a mãe Kris Jenner - tendo sido vistas mais tarde a conversar com o ator Orlando Bloom. Oprah Winfrey e o ex-quarterback da NFL Tom Brady também estavam entre os VIPs que embarcaram em táxis aquáticos no aeroporto. Bill Gates e Kendall e Kylie Jenner também foram avistados à chegada.
Na tarde de quinta-feira, vários convidados famosos foram vistos a sair do hotel Gritti Palace, já vestidos para os eventos da primeira noite. Kim Kardashian optou por um look justo em pele de cobra, enquanto Ivanka Trump usou um vestido de cocktail com padrão de flores de cerejeira de Oscar de la Renta. Também foram vistos Usher, num fato creme com camisa burgundy decotada, e Leonardo DiCaprio, que tentou esconder-se com um boné preto.
Um programa em constante mudança
Com a ameaça constante de protestos, os locais e planos podem manter-se flexíveis, mas espera-se que os eventos oficiais comecem na noite de quinta-feira no claustro medieval da Madonna dell’Orto, segundo a Reuters. Uma portaria de trânsito da Câmara Municipal de Veneza parece confirmar essa informação, com o tráfego pedonal interditado em redor da catedral do século XIV - que alberga várias obras do pintor veneziano Tintoretto - desde o fim da tarde até à meia-noite.
As famosas ruas e canais de Veneza já acolheram vários casamentos de alto perfil, incluindo os de François-Henri Pinault e Salma Hayek-Pinault em 2009, George e Amal Clooney em 2014, e Alexandre Arnault com Géraldine Guyot em 2021. Mas protestos associados ao grupo No Space for Bezos já alteraram parte dos planos deste casamento, tendo a ameaça de bloqueios nos canais forçado a mudança de um dos eventos do fim de semana de um espaço central e grandioso para um antigo estaleiro nos arredores da cidade, segundo o grupo.
O elaborado casamento está a ser organizado por Lanza e Baucina - os mesmos que planearam e coordenaram a glamorosa união dos Clooney em Veneza - que disseram à CNN que as instruções dos seus clientes foram para minimizar “qualquer perturbação à cidade”, insistindo ainda no uso maciço de fornecedores locais para montar o evento.
O casal está a recorrer a cerca de 80% de produtos e serviços locais, incluindo pastelaria da Rosa Salva, a mais antiga confeitaria de Veneza, e lembranças do designer de vidro de Murano, Laguna B.
Cerca de 30 dos táxis aquáticos de luxo da cidade - num total de 280 - estarão também reservados. Um dos motoristas disse à CNN que foi contratado de 25 a 30 de junho para “um grande casamento”, mas recusou dar mais detalhes. As gôndolas também estarão à disposição, com a associação de gondoleiros da cidade a confirmar que estão prontas para o evento.
Os detalhes sobre o vestido de noiva de Sánchez serão, sem dúvida, um dos segredos mais bem guardados da cerimónia. A marca italiana Dolce & Gabbana é a principal favorita - com Domenico Dolce fotografado na esplanada Riva Lounge, em Veneza, na quinta-feira - embora Oscar de la Renta também seja apontado como possível escolha para um dos vários visuais que Sánchez deverá apresentar esta semana. No ano passado, Sánchez esteve na fila da frente do desfile Alta Sartoria da Dolce & Gabbana na Sardenha, onde o filho Nikko Gonzalez desfilou, tornando o evento num momento de família. Também foi fotografada com um vestido transparente da marca italiana no 60.º aniversário de Bezos, embora tenha optado por Oscar de la Renta para a sua estreia na Met Gala 2024 e para a festa da Vanity Fair pós-Oscares, em março.
Esta notícia continuará a ser atualizada.