Itália está a vender latas com "ar fresco" do Lago de Como. Cada uma custa 9,90 euros

CNN , Issy Ronald e Barbie Latza Nadeau
4 nov, 17:41
Latas de ar fresco (Roberto Moiola/Sysaworld/Moment RF/Getty Images)

Embalagens contêm 400 mililitros de "ar 100% autêntico", o mesmo ar que estrelas como George e Amal Clooney respiram

Para os turistas que regressam de férias, um rolo de máquina fotográfica cheio de fotografias e uma mala cheia de recordações são, normalmente, o mais próximo que conseguem chegar de trazer um pouco do seu destino para casa.

Mas agora, a empresa de comunicações ItalyComunica diz ter engarrafado o próprio ar do pitoresco Lago de Como, em Itália, e está a vender estas latas por 9,90 euros cada.

A lata contém 400 mililitros de “ar 100% autêntico” recolhido no Lago de Como, um destino que se tornou cada vez mais popular entre os turistas nos últimos anos graças à sua beleza e às associações com celebridades - George e Amal Clooney têm uma casa nas proximidades, enquanto filmes como “Casino Royale” e “Casa Gucci” foram filmados neste local.

As latas custam 9,90 euros. (Cortesia: Italycomunica srl)

Mais de 5,6 milhões de pessoas visitaram o Lago de Como em 2023, e os números estão a aumentar constantemente, de acordo com o gabinete de turismo da Lombardia.

Numa tentativa de capitalizar o número de visitantes, o especialista em marketing Davide Abagnale criou originalmente um site de comércio eletrónico em que vendia cartazes do Lago de Como, depois de ter visto tantos cartazes de São Francisco e Los Angeles na sua lua de mel em 2022.

A última iniciativa, a venda de ar enlatado, visa “criar uma lembrança que possa ser facilmente transportada numa mala pelos turistas” e “algo original, divertido e até provocador”, explicou um porta-voz da ItalyComunica à CNN na segunda-feira.

“Não se trata de um produto, mas de uma recordação tangível que se leva no coração”, referiu Abagnale à CNN, acrescentando que, depois de os turistas chegarem a casa e abrirem a lata, podem reutilizá-la como porta-canetas de recordação.

Nem toda a gente está de acordo com esta ideia. O presidente da Câmara de Como, Alessandro Rapinese, revelou que esta não seria a sua primeira ideia para os turistas e que preferia que levassem para casa outras recordações, como os lenços de seda pelos quais a região é conhecida.

“É uma ideia inovadora, mas não para toda a gente”, disse à CNN. “Mas como presidente da câmara de uma das mais belas cidades de Itália, se alguém quiser levar um pouco do seu ar para casa, tudo bem, desde que leve também belas recordações desta zona.”

Contactada por telefone, Chiara Piscitelli, que vende o ar enlatado na sua livraria em Como, disse que se tratava de um verdadeiro “gadget”.

Apesar da aparente novidade, Como não é o primeiro ponto turístico italiano a oferecer uma lata do seu melhor ar. Abagnale diz que a ideia veio de outros locais, como Nápoles, onde o ar local é vendido há anos.

E em 2020, uma empresa começou a vender garrafas de ar “autêntico” de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para proporcionar aos residentes do Reino Unido no estrangeiro o cheiro do seu país.

Os turistas também podem comprar latas de ar na Islândia, enquanto uma empresa canadiana viu as suas vendas aumentarem em 2015, quando centenas de clientes chineses começaram a comprar o seu ar enlatado.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados