Mais de 500 lares ilegais encerrados em menos de quatro anos

15 out 2022, 08:55
Idosos

REVISTA DE IMPRENSA. O último caso aconteceu esta semana em Loulé e culminou com a detenção de uma mulher de 56 anos por suspeitas de agressão com murros e bofetadas. Há ainda relatos de feridas abertas, ofensas verbais, subnutrição e castigos violentos.

Desde 2018, já foram encerrados em Portugal 512 lares de idosos que funcionavam de forma ilegal. A notícia é avançada este sábado pelo Jornal de Notícias (JN). O caso mais recente aconteceu em Loulé e culminou com a detenção de uma mulher de 56 anos por suspeitas de agressão com murros e bofetadas. Neste caso, há ainda relatos de feridas abertas, ofensas verbais, subnutrição e castigos violentos.

Mas, de acordo com o JN, o maior número de lares ilegais encerrados encontra-se na região do Porto. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, foi em 2019 que se registaram o maior número de casos – 118. Em 2021, foram encerrados 98 lares ilegais e este ano, até 23 de setembro, foram fechados 76.

Entre os motivos que levam ao encerramento, estão a falta de licença de funcionamento, instalações inadequadas, más acessibilidades, falta de medidas de proteção contra incêndios, falta de condições de higiene, falta grave de pessoal técnico e auxiliar, inexistência de plano de contingência da covid-19 e maus tratos.

Ainda de acordo com o JN, desde 2018, foram reportados 175 casos ao Ministério Público. A maioria prende-se com situações de incumprimento da ordem de encerramento, o que incorre num crime de desobediência.

Patrocinados