Quase 120 lares de idosos encerrados no ano passado

Agência Lusa , DF
7 mar 2023, 17:59
Lar de idosos

Ana Mendes Godinho disse que em 2022 foram fiscalizados 674 lares de idosos, tendo sido “o ano com maior número de ações de fiscalização de sempre”

Quase 120 lares de idosos foram encerrados no ano passado, 22 dos quais “de forma imediata” devido às situações detetadas, revelou esta terça-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, Ana Mendes Godinho disse que em 2022 foram fiscalizados 674 lares de idosos, tendo sido “o ano com maior número de ações de fiscalização de sempre”.

Segundo a ministra, no ano passado foram encerrados 117 lares e 22 foram fechados “de forma imediata” devido às situações detetadas.

A governante explicou que estas ações de fiscalização acontecem sem “data marcada” e os lares de idosos não são avisados.

A ministra indicou também que no ano passado foram feitas 7.000 visitas de acompanhamento aos lares para verificação de acompanhamento das situações, sendo ações realizadas em conjunto com a saúde.

Ana Mendes Godinho afirmou que as visitas de acompanhamento permitem com regularidade realizar visitas em conjunto com saúde e segurança social, enquanto as ações de fiscalização “não têm data marcada e não tem hora marcada”

“O meu apelo é que, quando haja indícios, sejamos todos nós sinalizadores de situações”, disse.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados