"O conceito de gelo seguro não existe": 18 pessoas resgatadas de bloco de gelo à deriva nos EUA

7 fev 2022, 07:31
Lago Erie (NOAA)

Autoridades aconselham a população a manter-se afastada do Lago Erie dadas as condições meteorológicas

Dezoito pessoas foram resgatadas, este domingo, de um bloco de gelo após este se ter separado da terra perto da ilha de Catawba no Lago Erie, um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte.

De acordo com a Guarda Costeira norte-americana, as pessoas estavam a andar de mota de neve quando foram surpreendidas. Para o resgate, as autoridades usaram um aerobarco e um helicóptero, ajudados por um outro aerobarco de um “bom samaritano”, como foi descrito por esta força.

O helicóptero e o aerobarco das autoridades resgataram sete e quatro pessoas, respetivamente, tendo os restantes sido salvos pelo voluntário.

"O conceito de gelo seguro não existe, mas as pessoas podem mitigar os riscos. Nunca se esqueçam de dizer sempre a alguém para onde vão e quando esperam regressar. O gelo dos Grandes Lagos é imprevisível e as condições podem mudar rapidamente", disse o tenente Jeremiah Schiessel, da Guarda Costeira de Detroit.

O Serviço Nacional de Meteorologia de Cleveland, Ohio, alertou para os ventos fortes, que potenciam este tipo de acontecimentos, e apelou à população para se “afastar do Lago Erie” dadas as “condições perigosas que podem encurralar as pessoas”.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados