Menina de 8 anos conversa com astronauta da EEI através de rádio amador

CNN , Hafsa Khalil
20 ago, 17:00
Isabella Payne falou com o astronauta Kjell Lindgren da EEI

Quando Isabella Payne voltar à escola primária em setembro, terá a melhor história sobre "o que fiz nas minhas férias" para contar aos colegas.

Esta história enquadra-se no enredo "lugar certo, hora certa". A menina de 8 anos de Kent, no sudeste de Inglaterra, falou com o astronauta americano Kjell Lindgren a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) usando o rádio amador do seu pai.

No dia 2 de agosto, Isabella tinha acabado de adormecer quando o seu pai a acordou, levou-a até ao rádio e colocou-lhe o microfone à frente da cara.

"Eu fiquei tipo: 'porque é que me estás a fazer isto? Preciso do meu sono de beleza'", disse Isabella à CNN.

Ao colo do pai, a menina disse a Lindgren o seu nome e idade. "A voz dele mudou logo de normal para alegre", contou. "Conseguia-se ouvir o seu sorriso."

"Fiquei muito contente quando ouvi a sua voz", acrescentou. "Pensei que era um sonho.”

Após a conversa com Isabella, Lindgren disse aos seus seguidores no Twitter que foi talvez a sua "favorita até à data".

O pai de Isabella, Matthew Payne, 42 anos, detém uma licença de rádio amador há 22 anos. Disse à CNN que as conversas com os astronautas são curtas, com uma breve menção do seu indicativo de chamada, que é atribuída por uma agência oficial a cada pessoa com uma licença, para lhes dizer o seu nome, um breve agradecimento e um adeus.

"Eles estão no céu acima de nós apenas durante 10 a 15 minutos e queremos que o maior número possível de pessoas aqui em baixo tenha este tipo de experiência", explicou Payne.

Isabella e o pai, Matthew Payne, partilham a paixão pelo espaço e pela rádio

Referiu que a EEI tem a bordo uma estação de rádio amadora que é utilizada pelos astronautas para fazer contacto com escolas enquanto estão em órbita. Ocasionalmente, durante as suas pausas, eles também "convocam" qualquer operador de rádio amador na Terra.

"Ouvi dizer através das comunidades de que faço parte que ele [Lindgren] estava a usar a rádio, por isso escutámos durante algumas semanas ... e uma noite ouvi-o chamar", contou Payne.

Tanto o pai como a filha são fãs do espaço e da rádio, disse Payne, acrescentando que a Isabella se sentava aos seus pés desde bebé e assistiam juntos a "todos os lançamentos, todos os eventos da estação espacial, todos os passeios espaciais”.

Em abril de 2016, Payne ajudou estudantes de uma escola regional a falar com o astronauta britânico Tim Peake enquanto ele estava a bordo da EEI. Na altura, Isabella tinha apenas 2 anos, e encontrava-se no lugar habitual em cima do seu joelho.

Desde a sua inesquecível noite deste mês, Isabella tem falado com organizações dos meios de comunicação social e inclusive teve até correspondência via e-mail com a NASA. Tudo isto é uma boa preparação para a sua ambição a longo prazo de se tornar uma especialista em comunicação para a agência espacial.

"Quero falar com os astronautas e dizer, por exemplo: 'Bom dia, Sam. Ainda está tudo a flutuar por aí como é suposto'?"

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados