"Atingimos o fundo": investigadores ucranianos descobrem alegada "câmara de tortura infantil" em Kherson

CNN Portugal , BCE
14 dez 2022, 17:04
Kherson, Ucrânia (EPA)

Uma equipa de investigadores descobriu uma sala onde as forças russas alegadamente detiveram e torturaram crianças durante a ocupação de Kherson

Uma equipa de investigadores ucranianos descobriu uma “câmara de tortura” localizada na cidade de Kherson, onde suspeitam que várias crianças terão sido detidas e abusadas pelas forças russas. A informação é avançada pelo comissário do parlamento ucraniano para os direitos humanos, Dmytro Lubinets, citado pelo The Guardian.

"Registamos pela primeira vez a tortura de crianças. Pensei que não era possível atingirmos mais o fundo depois do que aconteceu em Bucha e Irpin, mas realmente atingimos o fundo em Kherson", lamentou o responsável.

De acordo com Lubinets, a equipa descobriu uma sala onde as forças russas alegadamente detiveram e torturaram crianças durante a ocupação de Kherson. Segundo testemunhos de moradores locais, os russos mantiveram as crianças nestas "celas infantis" - como lhes chamaram -, sem lhes dar água ou comida suficiente. 

Os mesmos testemunhos revelam ainda que as crianças foram sujeitas a "abuso psicológico" nas mãos das forças russas, que manipularam os menores afirmando que foram abandonadas pelos pais e que nunca mais regressariam a casa.

Entre as vítimas, um menino de 14 anos foi preso e posteriormente torturado apenas por tirar uma fotografia a um equipamento russo danificado, conta Lubinets.

A cidade de Kherson foi esta quarta-feira alvo de um ataque com míssil russo, que atingiu o edifício governamental da região, na praça simbólica onde as forças ucranianas foram recebidas em festa após a retirada das tropas russas e a libertação da cidade. Até ao momento, não há registo de vítimas.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados