Kevin Spacey declara-se "inocente" de cinco acusações de crimes sexuais

14 jul 2022, 14:48
Kevin Spacey (AP Photo/Alberto Pezzali)

Julgamento está marcado para 6 de junho de 2023

Kevin Spacey declarou-se inocente dos cinco crimes de agressão sexual que lhe são imputados, numa sessão ocorrida na manhã desta quinta-feira no tribunal de Old Bailey, em Londres. 

O ator norte-americano tinha sido formalmente acusado de cinco crimes sexuais - um deles referente a uma alegada relação penetrativa não consentida - por parte de três homens diferentes. Na última sessão, no dia 16 de junho, pronunciou-se apenas para declarar o seu nome completo, Kevin Spacey Fowler, a data de nascimento e morada. Foi obrigado a entregar o passaporte e a permanecer na sua residência em Londres até à audiência de hoje. 

Em tribunal, voltou a confirmar os seus dados pessoais e declarou a sua inocência: "inocente", repetiu cinco vezes, em resposta a cada acusação.

A data do julgamento foi motivo de discussão entre o juiz e o advogado Patrick Gibbs, que tinha apontado setembro de 2023 como a data mais conveniente, devido a "conflitos" na sua própria agenda. No entanto, o juíz considerou que este desfasamento temporal seria "injusto" para todos os envolvidos, que aguardam a resolução do caso.

A data foi, então, antecipada para 6 de junho de 2023. O juiz consultou ainda o Ministério Público da Coroa e concluiu não haver objeções à concessão de liberdade sob fiança, que concede a Spacey o direito de viajar livremente, inclusive para o estrangeiro. A sua única obrigação, como recordou o magistrado, é "comparecer no tribunal" na data prevista para o julgamento, sendo que a sua ausência será considerada um delito criminal. 

"Obrigado, senhor", agradeceu, no final da audiência, o galardoado ator.

Acompanhado pela sua equipa de defesa, aguardou cerca de meia hora numa sala de conferências enquanto os seguranças planeavam a forma mais segura de abandonar o local. Acabou por sair escoltado por um agente da polícia, entre uma multidão de repórteres, fotógrafos e curiosos. 

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados