Primeiro-ministro britânico foi o deputado que mais dinheiro recebeu em ofertas e presentes
Dezenas de milhares de euros em presentes, quase 15 mil em ofertas da Premier League, entre as quais se encontram quatro bilhetes para concertos de Taylor Swift, dois bilhetes para jogos do Europeu de futebol e várias entradas em jogos do Arsenal.
Tudo isto faz parte de um bolo de quase 130 mil euros em ofertas e presentes que o agora primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, aceitou durante o último mandato como deputado, num valor que é duas vezes e meia superior ao recebido por qualquer outro parlamentar.
As ofertas, noticiadas por uma investigação da Sky News, já motivaram uma reação que é, no mínimo, inusitada. O primeiro-ministro britânico garantiu que “custaria uma fortuna ao contribuinte” caso tivesse aceitado ver os jogos do Arsenal nas bancadas normais.
Mas não são apenas os jogos dos londrinos. Os quatro bilhetes para espetáculos de Taylor Swift foram oferecidos a Keir Starmer já durante a campanha, sendo que o valor dos ingressos ultrapassa os quatro mil euros.
Esta situação ganha especial importância numa altura em que o novo governo pretende fazer uma reforma na regulação do desporto, algo a que muitos clubes se opõem, levantando-se a dúvida sobre se o Arsenal poderia sair beneficiado neste caso.
Questionado sobre as suas relações com o clube londrino, Keir Starmer garantiu que assiste há vários anos aos jogos como detentor de passe anual. No entanto, e segundo declarações à ITV London, a situação mudou. “O conselho da segurança é que não posso ir para as bancadas”, disse.
Esse cenário, continuou, “custaria uma fortuna ou contribuinte” por causa da “segurança adicional” que seria necessária.
“Não temos de utilizar dinheiro dos contribuintes em mais segurança. Foi por isso que tomei a decisão que tomei”, reiterou.