Kate Winslet paga conta da luz de 20 mil euros a mãe com filha deficiente

CNN , Toyin Owoseje
14 nov, 23:41
Kate Winslet

A atriz vencedora do Oscar Kate Winslet doou cerca de 20 mil euros a uma mãe que enfrenta contas de energia astronómicas para manter o equipamento de suporte de vida da sua filha deficiente.

A filha de 12 anos de Carolynne Hunter, Freya, tem paralisia cerebral, bem como outros problemas graves de saúde. Ela é dependente de oxigénio para problemas respiratórios crónicos e recebe cuidados de enfermagem em casa 24 horas por dia.

No início deste mês, a mãe de quatro filhos de Clackmannanshire, na Escócia, lançou uma campanha GoFundMe para ajudar a arrecadar cerca de 24 mil euros para os custos operacionais do equipamento que mantém a sua filha viva.

“O meu custo anual para eletricidade e gás, conforme previsto por um consultor de energia de Clacks Council, provavelmente será de cerca de 20 mil euros”, explicou Hunter na página de angariação de fundos.

Carolynne Hunter diz que Freya tem necessidades de saúde graves e complexas e requer um alto nível de suporte e equipamentos de enfermagem em casa. Créditos: freyahunter/gofundme

Esta mãe contou à BBC Escócia que, atualmente, custa à sua família cerca de 7.000 euros por ano para operar o equipamento e aquecer a casa, e que já foi forçada a cortar despesas nos últimos meses. Para manter os custos o mais baixo possível, o quarto de Freya era o único aquecido.

“O conselho instalou painéis solares para ajudar nos apagões, mas acho que isso não ajudará na conta”, disse Hunter.

Dias após o início da campanha, uma doação de cerca de 20 mil euros marcada como “Kate Winslet e família” foi paga.

Hunter disse que ficou impressionada com a generosidade da estrela do cinema, que também desejou boa sorte à família.

Winslet é patrona da Go Beyond, uma instituição de caridade que oferece pausas gratuitas para crianças desfavorecidas e desprivilegiadas em todo o Reino Unido.

“A nossa jornada como família foi muito traumática e sinto-me realizada neste momento da minha vida. Quando soube do dinheiro, comecei a chorar – pensei que nem era real. Ainda estou a pensar, é real?", disse Hunter à BBC Escócia.

Hunter e a sua família estão entre os milhões de britânicos que enfrentam um inverno desafiador no meio da turbulência económica do Reino Unido e dos crescentes custos de energia.

“Vou ser ajudada, mas e quanto a todos os outros?”, disse a mãe de Freya. “Eu queria que o governo pagasse por isto e fizesse a coisa certa – não deveria ser uma celebridade a intervir.”

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados