Kanye West com conta suspensa no Twitter depois de publicar uma suástica entrelaçada com estrela de David

Agência Lusa , BC
2 dez 2022, 07:40
Elon Musk (Associated Press)

O músico publicou uma imagem do símbolo nazi, uma suástica, entrelaçada com uma estrela de David

O Twitter suspendeu esta sexta-feira a conta do rapper norte-americano Kanye West, agora conhecido como Ye, por "incitação à violência", anunciou o proprietário da rede social, Elon Musk.

A decisão foi tomada na sequência da publicação de uma imagem do símbolo nazi, uma suástica, entrelaçado com uma estrela de David, um símbolo judaico.

"Apenas para esclarecer que a conta [de West] foi suspensa por incitação à violência", indicou Musk, em resposta à imagem divulgada pelo rapper, cada vez mais isolado depois de recentes declarações antissemitas e da admiração expressa por Hitler - que já tinham levado ao cancelamento das das contas de Twitter e Instagram do músico há pouco mais de um mês. Ambas as plataformas removeram as publicações de West, que acusavam o rapper Diddy de ser controlado por judeus, dizendo que ele tinha violado as políticas de discurso de ódio. As contas foram depois reativadas, mas, pelos vistos, por pouco tempo.

O rapper e designer de 45 anos está neste momento envolvido em várias polémicas, depois de se ter associado à extrema-direita, por exemplo usando uma camisola com a expressão "White Live Matter", levando a que marcas como Adidas, Gap e Balenciaga terminassem os contratos que tinham com ele. Depois disso, a Adidas anunciou também que está a investigar acusações de assédio a funcionários da empresa. Segundo a revista Rolling Stone, empregados que trabalhavam na linha de calçados Yeezy, do rapper, acusam-no de usar “pornografia, bullying e jogos mentais” para criar um “ambiente tóxico” na empresa.

A+esar de tudo isto, no mês passado, Ye usou o Twitter para anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais norte-americanas de 2024. Nas redes sociais, publicou vários vídeos com o logotipo da campanha e com a legenda "Ye 24".

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados