Frota de helicópteros Kamov estava parada há seis anos em Ponte de Sor
Já começaram a ser transportados para a Ucrânia os helicópteros Kamov portugueses, estacionados há 6 anos em Ponte de Sor, impedidos de voar, e oferecidos ao governo de Kiev como forma de ajuda na guerra contra a Rússia.
A oferta foi anunciada há dois anos, em outubro de 2022, pelo anterior governo socialista, mas só agora, na prática, se começou a concretizar. Na altura o governo de Volodymyr Zelensky ainda não sabia, ao certo, o estado dos helicópteros, havendo a hipótese de serem reparados ou usados para peças a colocar noutros helicópteros do mesmo tipo operados pela Ucrânia.
O Governo português não respondeu às questões feitas esta segunda-feira pela CNN Portugal, mas três fontes confirmaram que o transporte, de camião, começou no final da semana passada.
Pelo menos três helicópteros já saíram de Ponte de Sor, onde os Kamov estavam todos parados desde 2018 sem condições para voar e inclusive sem licença para operar em Portugal.
Sem manutenção adequada, a guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022 complicou ainda mais a reparação dos helicópteros portugueses comprados e adaptados para combater fogos florestais.
As aeronaves de fabrico russo tinham sido compradas à Rússia em 2006 por 42 milhões de euros - 7 milhões de euros por helicóptero.