Apoiantes de Trump celebram escolha de Tim Walz para vice de Kamala Harris

CNN
6 ago, 16:29
Tim Walz

Muitos apoiantes republicanos temiam outro nome para 'vice' da candidata às presidenciais norte-americanas. Mas foi a "química" com Kamala Harris que levou a melhor

Vários apoiantes de Donald Trump suspiraram de alívio com a escolha de Tim Walz para vice-presidente de Kamala Harris. Segundo a CNN Internacional, que cita uma fonte próxima do ex-presidente republicano, muitos temiam que a candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais optasse pelo governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, que não só é mais conhecido a nível nacional, como também poderia dar-lhe uma vantagem nos votos daquele estado crucial para a corrida à Casa Branca.

Assim, com Josh Shapiro fora do caminho, a Pensilvânia "ainda está definitivamente em disputa", sublinhou a mesma fonte, que não foi identificada pela CNN Internacional.

Embora Donald Trump tenha vindo a repetir que os candidatos a vice-presidentes não importam na corrida à Casa Branca, tanto ele como o seu 'vice', JD Vance, têm marcado os seus discursos por críticas e ataques a Josh Shapiro - uma estratégia que, segundo a CNN Internacional, mostra como o governador da Pensilvânia seria uma ameaça para a campanha de Donald Trump.

A "química" com Kamala e a "agenda progressiva" no Minnesota: porquê Tim Walz?

Segundo uma fonte próxima de Tim Walz, há uma razão para Kamala Harris ter optado pelo seu nome em detrimento dos restantes: é que a vice-presidente de Joe Biden e o governador do Minnesota têm uma "química" que não se compara com a dos outros dois candidatos - além de Josh Shapiro, também o senador do Arizona, Mark Kelly, foi entrevistado por Kamala Harris.

"O tempo que passaram juntos quando Walz estava em campanha para a reeleição em 2022, e quando visitaram a clínica de interrupção voluntária de gravidez em março deste ano, aparentemente teve um grande impacto. Além disso, a campanha de Kamala Harris - e todos nós - vimos como a energia de Walz era importante para a base [dos democratas]. Eles viram como ele é popular no Minnesota depois de implementar ali uma agenda histórica e progressiva", explicou a mesma fonte.

Para o jornalista John King, da CNN Internacional, o motivo da escolha de Tim Walz está relacionado com o "nível de conforto" entre o governador e a vice-presidente de Joe Biden. Segundo o jornalista, Kamala Harris acredita mesmo que Walz será "um bom parceiro de governo", mesmo que seja apelidado por Donald Trump como uma figura "perigosamente liberal".

O jornalista entende que, enquanto Kamala Harris irá focar-se mais na campanha a nível nacional, Walz é o candidato certo para assumir as iniciativas de campanha de âmbito mais local. "O que é que um candidato a vice-presidente faz? Conhece o mercado de Pittsburgh, o mercado de Erie, o mercado de Grand Rapids - muitas iniciativas locais. Faz eventos, comício, mas sempre num âmbito mais local, para que o candidato a presidente possa concentrar-se nas coisas do quadro geral", explica o jornalista.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados