Campanha da vice-presidente fala no valor mais elevado de sempre em dinheiro arrecadado num só dia na história das presidenciais norte-americanas
Em 24 horas a seguir à desistência de Joe Biden, Kamala Harris angariou mais dinheiro do que o presidente tinha recolhido nos primeiros dois meses de campanha, atingindo um recorde na história das campanhas presidenciais norte-americanas. Uma análise do New York Times indica que, só no domingo à noite, no espaço de uma única hora, foi atingido um pico de 11,5 milhões de dólares em contribuições online.
Entre a noite de domingo e segunda-feira, as doações à campanha democrata atingiram os 81 milhões de dólares. De acordo com uma ferramenta automática de rastreio, a ActBlue, plataforma de angariação de fundos para os democratas, já tinha processado 106 milhões de dólares em contribuições nas 24 horas a seguir ao anúncio da desistência de Biden.
Dois terços do total, indicou a campanha de Kamala Harris, vieram de mais de 1,1 milhões de doadores únicos, 62% deles que contribuíram financeiramente para a campanha pela primeira vez desde o início deste ciclo eleitoral. Ao todo, foram registados mais de 888 mil ditos ‘grassroots donors’ – indivíduos e grupos da sociedade civil – que doaram até 200 dólares cada.
Um grupo chamado “Ganhar com as Mulheres Negras” conseguiu angariar sozinho 1,6 milhões de dólares no espaço de três horas, após uma chamada Zoom que, na noite de domingo, contou com mais de 44 mil participantes favoráveis à nomeação de Kamala Harris – se for eleita, é a primeira mulher negra e a primeira pessoa com ascendência sul-asiática a tornar-se presidente dos EUA.
“Esta histórica manifestação de apoio à vice-presidente Harris representa exatamente o tipo de energia e entusiasmo das bases que vencem eleições”, diz em comunicado Kevin Munoz, porta-voz da campanha, destacando a “onda de mobilização” em torno da provável candidata democrata. “Já estamos a ver uma coligação ampla e diversificada a unir-se para apoiar o nosso trabalho fundamental de falar com os eleitores que vão decidir estas eleições.”
106 milhões em doações privadas + 150 milhões a Super PAC
Nas poucas horas que passaram entre o anúncio de Biden e o final de domingo, a ActBlue tinha já registado o terceiro dia com mais dinheiro angariado na sua história – o primeiro lugar do pódio correspondia até agora a 18 de setembro de 2020, quando morreu a juíza do Supremo Tribunal Ruth Bader Ginsburg e a ActBlue processou cerca de 73,5 milhões de dólares em doações. Atrás desse estava o dia em que Joe Biden teve o seu famigerado debate com Donald Trump, a 27 de junho, o mesmo debate que marcou o início do fim da candidatura do presidente a um segundo mandato. O recorde acabaria por ser batido esta segunda-feira, com a equipa de Harris a falar no mais elevado valor de doações de qualquer campanha presidencial num só dia.
A ActBlue processa todas as doações online ao Partido Democrata, o que inclui também doações a campanhas para o Senado e para a Câmara dos Representantes, bem como a grupos sem fins lucrativos próximos do partido. E a campanha de Harris não esclareceu quanto do total angariado foi doado especificamente à vice-presidente.
Ainda assim, ao valor-recorde registado na plataforma democrata de doações online juntou-se um pico de doações ao Future Forward – a mais emblemática Super PAC de apoio ao presidente Biden –, que nas 24 horas após a sua desistência firmou compromissos de grandes doadores do partido avaliados em 150 milhões de dólares.
AS PAC, ou comissões de ação política, são organizações isentas de impostos criadas para angariar e investir dinheiro em eleições - quer para ajudar a eleger candidatos, quer para tentar derrotar opositores. As Super PAC são em tudo semelhantes aos anteriores, mas ao contrário destes não têm limites à quantidade de dinheiro que podem angariar de indivíduos, empresas, sindicatos e outros grupos e organizações da sociedade.
No final de junho, a Future Forward, a Super PAC de Biden que agora vira as atenções para a sua vice, já contava com 122 milhões de dólares angariados, de acordo com o que foi comunicado à Comissão Federal Eleitoral pela campanha democrata. Entre abril e junho, a campanha de Donald Trump angariou 331 milhões de dólares, em comparação com os 264 milhões angariados pela campanha de Biden durante o mesmo período.