Audiência para extradição de Rui Pinto já está marcada

1 mar 2019, 11:23
Advogados de Rui Pinto admitem que ele foi denunciante do Football Leaks

Terça-feira em Budapeste

A audiência pública relativa ao processo de extradição de Rui Pinto para Portugal está agendada para a próxima terça-feira, 5 de março, no Tribunal Metropolitano de Budapeste.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte judicial, numa sessão que tem início às 10h15 locais (09h15 em Portugal Continental) e tem como intuito a apresentação dos respetivos fundamentos em tribunal pelas partes envolvidas.

Caso seja decretada a extradição para Portugal, Rui Pinto, que está em prisão domiciliária na capital da Hungria desde 18 de janeiro, será imediatamente detido.

O ‘hacker’ português, colaborador do «Football Leaks» e detido a 16 de janeiro, está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.

A detenção, recorde-se, surgiu na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por acesso aos sistemas informáticos do Sporting Clube de Portugal e do fundo de investimento ‘Doyen Sports’, com posterior divulgação de documentos confidenciais, desde contratos de jogadores de futebol a vínculos acordados entre a ‘Doyen’ e vários clubes.

A 13 de fevereiro último, o tribunal húngaro rejeitara o recurso do Ministério Público local para que Rui Pinto passasse a prisão preventiva, aguardando em prisão domiciliária o processo de extradição para Portugal, ao qual se opôs.

Relacionados

Patrocinados