Processo que investigou esquema de corrupção autárquica causa mais uma baixa: Fernando Braamcamp vai ser substituído pelo vogal com o pelouro da Higiene Urbana
O presidente da Junta de Freguesia do Areeiro pediu esta sexta-feira a suspensão do mandato na sequência da acusação do Tutti-Frutti que imputa ao autarca 39 crimes de corrupção passiva. Ao que a CNN Portugal apurou a decisão foi comunicada nas últimas horas aos órgãos da freguesia lisboeta e tem por justificação a necessidade de se defender no processo.
Fernando Braamcamp será substituído por Pedro Jesus, vogal com o pelouro da Higiene Urbana.
Na acusação, Fernando Braamcamp era o autarca a quem o Ministério Público imputava mais crimes. A maioria está relacionada com a contratação de serviços de várias empresas para a Junta de Freguesia que lidera: SDS, Estreialfabeto; Anapar – Associação Cultural; Bússola de Letras -Associação; VQL Unipessoal Lda.
No leque de 60 arguidos no caso Tutti-Frutti está também o tesoureiro daquela junta, Ameetkumar Subhaschandra. É acusado igualmente de 39 crimes de corrupção passiva, relacionados com a contratação das mesmas empresas.
A suspensão decidida esta sexta-feira surge também após os procuradores terem pedido como sanção acessória a perda de mandato para Braamcamp e para outros doze autarcas.
O presidente da Junta do Areeiro junta-se agora à crescente lista de autarcas que já pediram a suspensão ou renúncia de funções, incluindo a vereadora socialista Inês Drummond que comunicou na quarta-feira a sua saída do cargo da Câmara Municipal de Lisboa. Drummond é acusada de quatro crimes de prevaricação.
Também Ângelo Pereira, vereador na CML, pediu a suspensão após ser acusado de um crime de recebimento indevido de vantagem por alegadamente ter aceite um convite para uma viagem à China, com todas as despesas pagas pela Informantem, empresa que foi alvo de vários ajustes diretos e que é uma das peças centrais na acusação do Tutti-Frutti. Ao que apurou a CNN Portugal, a defesa de Ângelo Pereira pediu recentemente a separação do seu caso do processo central.