A criança estava a viajar com os avós e chorou sem parar durante as quase três horas de voo, informou a companhia aérea em comunicado
Dois passageiros de uma companhia aérea que trancaram o neto "chorão" de um desconhecido na casa de banho de um avião causaram indignação na China e desencadearam um aceso debate online sobre a forma de lidar com crianças em espaços públicos.
O incidente tornou-se viral esta semana depois de uma das duas mulheres envolvidas ter publicado um vídeo nas redes sociais chinesas que as mostrava dentro de uma casa de banho fechada com a menina que chorava, que parecia ter cerca de um ano de idade.
“Não te deixamos sair se não parares de chorar”, disse uma mulher sentada na sanita à criança, enquanto esta se debatia no colo da adulta e tentava abrir a porta, segundo o vídeo publicado no Douyin, a versão chinesa do TikTok.
Quando a menina parou de chorar, a mulher que filmava o vídeo pegou-lhe ao colo e disse-lhe: “Se voltares a fazer barulho, voltamos (à casa de banho)”.
O incidente ocorreu a 24 de agosto a bordo de um voo da Juneyao Airlines, da cidade de Guiyang, no sudoeste do país, para Xangai.
A criança estava a viajar com os avós e chorou sem parar durante as quase três horas de voo, informou a companhia aérea em comunicado emitido na segunda-feira. As duas passageiras levaram a criança à casa de banho para a “educar” com o consentimento da avó, acrescenta o comunicado.
No entanto, um dia mais tarde, perante as crescentes críticas, o departamento de apoio ao cliente da companhia aérea pediu desculpa pelo incidente e pela “supervisão da tripulação”, acrescentando que condenava o comportamento das duas passageiras, segundo o jornal estatal Southern Metropolis Daily.
Uma das mulheres, a que publicou o vídeo online, disse que a sua intenção era garantir um “voo tranquilo” para os outros passageiros. Mas a sua publicação foi rapidamente alvo de reações negativas, com muitos utilizadores das redes sociais a acusarem-na de ser insensível e de intimidar a criança. O vídeo foi posteriormente apagado.
“Os adultos na casa dos 30 anos podem ter colapsos emocionais, mas as pessoas não permitem que as crianças tenham os seus”, dizia um comentário na plataforma chinesa X-like Weibo, que recebeu milhares de gostos.
“Todos nós já fomos crianças... Não sejas um adulto de sangue frio”, lê-se noutro comentário popular.
Muitos outros manifestaram a sua preocupação pelo facto de o incidente poder ter um impacto negativo na saúde mental da criança.
Vários meios de comunicação social estatais chineses também se manifestaram, acusando as duas mulheres de comportamento “inadequado” e apelando a uma “maior compreensão” do público em relação às crianças que não conseguem controlar as suas emoções.
Nos últimos anos, as queixas sobre crianças pequenas que choram ou se comportam mal em voos e comboios têm sido regularmente referidas nas redes sociais chinesas, com muitos a acusarem os pais de não fazerem o suficiente para controlar o comportamento dos filhos.
Estes incidentes alimentaram um debate contínuo sobre a educação dos filhos em locais públicos na China, onde o governo está a tentar desesperadamente persuadir os casais a terem mais filhos.