Whoopi Goldberg suspensa devido a comentário sobre o Holocausto

CNN , Oliver Darcy
2 fev 2022, 14:57
Whoopi Goldberg Foto: AP

Apresentadora e atriz disse que o Holocausto não tinha sido "uma questão de raça"

A ABC News suspendeu a apresentadora do The View, Whoopi Goldberg, durante duas semanas, na noite de terça-feira, um dia depois de esta ter recebido graves críticas por declarar falsamente que o Holocausto não foi “uma questão de raça”.

“Com efeito imediato, vou suspender a Whoopi Goldberg durante duas semanas, pelos comentários inadequados e ofensivos”, disse a presidente da ABC News, Kim Godwin, numa declaração.

“Apesar de a Whoopi ter pedido desculpa, pedi-lhe que aproveitasse este tempo para refletir e aprender com o impacto dos seus comentários”, acrescentou Godwin. “Toda a organização da ABC News é solidária para com os nossos colegas, amigos, familiares e comunidade judaica”.

Como Godwin disse na sua declaração, Goldberg tinha, de facto, pedido desculpa pela sua intervenção. Na noite de segunda-feira, Goldberg pediu desculpa numa nota publicada no Twitter. E, na terça-feira, Goldberg começou o The View com outro pedido de desculpa.

“Ontem, no nosso programa, não falei de forma correta. Fiz um tweet sobre isso na noite passada, mas queria que o ouvissem diretamente da minha boca”, disse a comediante e atriz. “Disse algo que não posso deixar passar em branco, porque as minhas palavras perturbaram muitas pessoas, o que nunca foi a minha intenção. Agora compreendo o motivo e estou extremamente agradecida por isso. A informação que recebi ajudou-me bastante e ajudou-me a compreender várias coisas”.

“Eu disse que o Holocausto não era uma questão de raça e que, em vez disso, era uma questão de desumanidade entre o Homem”, disse Goldberg, no The View, na terça-feira. “Mas foi mesmo uma questão de raça, porque Hitler e os nazis consideravam os judeus uma raça inferior”.

Ela continuou: “As palavras são importantes e as minhas não são exceção. Arrependo-me dos meus comentários, como disse, e aceito as críticas que foram feitas. Também apoio a comunidade judaica, como todos sabem, porque é o que sempre fiz”.

Os seus comentários perturbaram funcionários da ABC News. Alguns aceitaram as suas desculpas, mas outros acreditam que deveriam ser tomadas medidas disciplinares, segundo conversas entre funcionários.

Esta não é a primeira controvérsia de Goldberg, que já fez inúmeros comentários, ao longo da sua carreira de 15 anos, que geraram críticas.

Em 2009, ela disse que Roman Polanski não era culpado de “violação-violação”, uma observação que teve de clarificar. Goldberg também começou por defender Bill Cosby, quando este enfrentou acusações de abuso sexual, uma posição que, mais tarde, inverteu.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados