Besta e facas para atentado compradas em armeiro de Lisboa e no OLX

11 fev 2022, 21:10

Já as botijas de gás de pequenas dimensões foram compradas esta semana numa loja de conveniência, quando o suspeito já era vigiado pela PJ

A besta e as setas com ponta de aço adquiridas pelo jovem estudante de engenharia para o atentado na faculdade de Ciências foram adquiridas num armeiro em Lisboa, sabe a CNN. E as facas de grandes dimensões foram compradas a particulares através da plataforma OLX, na Internet.

Quanto às botijas de gás de pequenas dimensões, compradas esta semana numa loja de conveniência quando o suspeito já era vigiado pela PJ, estavam dissimuladas em pares de meias quando foram encontradas, esta quinta-feira, na busca à casa do suspeito.

O jovem de 18 anos que planeou um atentado na Universidade de Lisboa foi hoje presente no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, onde lhe foi indicada a medida de coação de prisão preventiva. A CNN Portugal e a TVI sabem que o crime deveria ter acontecido inicialmente na segunda-feira, mas foi adiado para esta sexta-feira.

O estudante planeava um ataque à Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL). Tinha como objetivo cometer o maior número possível de homicídios sobre colegas universitários, de forma indiscriminada, num dia em que decorriam exames de segunda fase, juntando centenas de alunos. O plano seria aplicado esta sexta-feira.

O suspeito foi entretanto detido pela Polícia Judiciária, que, através da Unidade Nacional de Contraterrorismo, seguiu as pistas do FBI e conseguiu uma identificação e morada. Esta quinta-feira, após realizar uma busca à casa do jovem, confirmou que este detinha um plano pormenorizado do ataque, "com os detalhes da ação criminal a desencadear". No quarto tinha também várias armas brancas (facas, catanas e uma besta com dardos de aço), botijas de gás, garrafas com gasolina e isqueiros.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados