Corpo de José Eduardo dos Santos autopsiado em Barcelona. Tchizé não tem dúvidas sobre as causas da morte do pai

10 jul 2022, 19:57

Filha do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não tem dúvidas de que a morte do pai foi "favorecida" pela atuação da sua última mulher, Ana Paula, pelo médico que o acompanhava, e por "outras figuras próximas do governo angolano"

O corpo de José Eduardo dos Santos já se encontra no Instituto de Medicina Legal da Catalunha, em Barcelona, Espanha, para poder ser autopsiado.

A autópsia foi decretada pela justiça espanhola na sequência de uma providência cautelar interposta por Tchizé dos Santos, que no dia 4 de julho apresentou às autoridades espanholas uma queixa invocando os crimes de tentativa de homicídio, omissão do dever de assistência, lesões por negligência grave e divulgação de segredos por pessoas próximas ao pai. 

Ainda não se sabe se a autópsia já terá sido iniciada este domingo ou se acontecerá apenas esta segunda-feira. Mas o seu resultado será determinante para perceber se a tese defendida por Tchizé dos Santos tem algum fundamento.

A filha de José Eduardo dos Santos acredita que foi criado um complot em torno da morte do pai. Tchizé dos Santos defende ainda que o corpo de José Eduardo dos Santos seja sepultado em Barcelona, mas ainda é possível que o corpo seja trasladado para Angola. "Tchizé e os irmãos querem que se respeite a vontade do pai, que é não ser enterrado em Angola, mas sim em Espanha, porque não quer que o atual Presidente da República utilize o seu enterro com fins políticos", disse a advogada da família, acrescentando que, além disso, um enterro em Angola impossibilitaria o último adeus de vários familiares próximos, já que alguns dos filhos "não podem entrar em Angola e nem sequer têm passaporte angolano".

Tchizé a emotiva, Isabel a discreta

Nas últimas horas, Tchizé dos Santos tem partilhado várias publicações na rede social Instagram em homenagem ao pai.

"Cada um lembra José Eduardo e faz o luto à sua maneira. Saudades meu pai. Morreste mais cedo por ser tão amado pela maioria dos angolanos e por teres deixado saudades do tempo em que governaste, porque fazias questão de tudo fazer para manter os alimentos da cesta básica a preços baixos.". Esta foi apenas uma das dezenas de homenagens feitas por Tchizé, que recorda já com saudade o pai.

Tchizé tem também aproveitado as redes sociais para enviar algumas mensagens ao atual presidente angolano, João Lourenço. Não só em publicações, a filha do antigo presidente de Angola fez várias acusações a João Lourenço durante um "vídeo em direto" naquela rede social, inclusive de ser responsável pela morte do pai.

Esta posição contrasta com a da irmã mais velha, Isabel dos Santos, que desde a morte do pai já se manifestou várias vezes naquela rede social, mas dedicando-se apenas a realçar a "sorte de ter como pai" José Eduardo dos Santos e reforçando que o amará eternamente e que "um dia nos voltamos a ver e conversar como sempre", lê-se numa das publicações.

As acusações em cima da mesa

Tchizé dos Santos, filha do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não tem dúvidas que a morte do pai foi "favorecida" pela atuação da sua última mulher, Ana Paula, pelo médico que o acompanhava, e ainda por "outras figuras próximas do governo angolano".

Num comunicado divulgado este sábado pela equipa de defesa, Tchizé acusa Ana Paula de se ter mudado "coercivamente" para casa de José Eduardo dos Santos cinco anos após a separação, e de não lhe ter prestado os devidos cuidados médicos - houve uma vez, inclusivamente, em que terá ficado 16 horas sem comer e outra vez não terá sido assistido quando sofreu uma paragem respiratória, acusa o documento. 

Recorde-se que José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira, aos 79 anos.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados