Julgamento de Johnny Depp contra Amber Heard entra em semana decisiva. O que se passou até agora

CNN , Chloe Melas e Sonia Moghe
2 mai 2022, 10:16
Johnny Depp e Amber Heard (Getty Images)

Conheceram-se em 2009 e foram casados entre 2015 e 2016, acusam-se um ao outro de atos de violência física durante a relação. Ambos negaram as alegações

O julgamento por difamação de Johnny Depp e Amber Heard completou, na passada sexta-feira, a sua terceira semana num tribunal da Virgínia.

Depp está a processar Heard, a sua ex-mulher, em 50 milhões de dólares, por causa de um editorial de 2018 escrito por ela para o “Washington Post”, no qual Heard se descreve como uma “figura pública a representar a violência doméstica”. Embora Depp não tenha sido citado no artigo, ele afirma que isso lhe custou papéis lucrativos na representação.

Heard e Depp, que se conheceram em 2009 e foram casados entre 2015 e 2016, acusam-se um ao outro de atos de violência física durante a relação. Ambos negaram as alegações.

Espera-se que o julgamento, que começou a 11 de abril, demore seis semanas. Heard ainda não testemunhou.

A atriz cortou ligações com a Precision Strategies, a empresa de relações públicas que tinha contratado para lidar com a comunicação social nas questões ligadas ao julgamento, disseram no domingo várias fontes familiarizadas com o assunto.

A CNN entrou em contacto com um representante da Precision Strategies para obter um comentário. A Shane Communications, a empresa recém-contratada por Heard para gerir as comunicações no que toca ao julgamento, não fez comentários quando foi contactada pela CNN.

Antes do regresso ao tribunal desta segunda-feira, eis um pouco do que aconteceu no julgamento, na semana passada.

Depp diz que é uma vítima de violência doméstica

Depp concluiu o quarto e último dia de depoimentos no julgamento, na segunda-feira. Jessica Meyers, advogada de Depp, apresentou uma gravação de 2016 de uma conversa entre o ex-casal, na qual Heard manifesta preocupação em recuperar a sua reputação, após relatos na imprensa sobre abusos no relacionamento de ambos.

Johnny Depp testemunhou a 25 de abril

"O que respondeu quando a Mna. Heard disse: ‘Diz ao mundo, Johnny. Diz-lhes, Johnny Depp, eu, Johnny Depp, um homem, também sou vítima de violência doméstica’?”, perguntou Meyers a Depp.

“Respondi: ‘Sim, sou’”, respondeu Depp.

Tira notas no tribunal

Ao longo da semana, o antigo protagonista de “Piratas das Caraíbas” foi visto a rabiscar durante os intervalos.

A dada altura, Depp foi visto a desenhar com marcadores cor-de-rosa e roxo. Noutro momento, desenhou um esboço num post-it e partilhou-o com o seu advogado.

Testemunho “bizarro”

Na quarta-feira, o tribunal viu o depoimento gravado de Alejandro Romero, que trabalhou como porteiro no antigo edifício de apartamentos de Depp e Heard. Romero estava dentro do seu carro e, a dada altura, foi visto a fumar e a conduzir.

O advogado de Heard apelidou o depoimento de “bizarro”.

A juíza Penney Azcarate chamou ao momento “inédito”.

“Queria só dizer que nunca tinha visto isto. Já vi muitas coisas, mas nunca isto”, disse Azcarate.

O antigo agente de Depp

Num depoimento gravado para o tribunal, o antigo agente de Depp, Christian Carino, afirmou acreditar que as acusações de violência doméstica feitas por Heard contra Depp custaram ao ator novos filmes da saga “Piratas das Caraíbas”.

Johnny Depp no ​​filme de 2003 “Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra”

“Na minha opinião, as acusações de Amber tiveram mais impacto na reputação dele, fora do ecrã. Não falo de nenhuma acusação em específico”, disse Carino.

Carino começou a representar Depp em outubro de 2016 e, a dada altura, representou Depp e Heard ao mesmo tempo.

Um advogado de Heard pressionou Carino sobre outros problemas que Depp pode ter tido enquanto trabalhava nos filmes anteriores da saga “Piratas das Caraíbas”.

“Sei que ele tem um problema com horários, mas sempre teve esse problema toda a vida”, disse Carino. “Acho que é aborrecido para todos, mas aprenderam a produzir os filmes à volta disso.”

ACLU

Terence Dougherty, conselheiro-geral da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), testemunhou na quinta-feira, num depoimento gravado, sobre o envolvimento próximo da ACLU na redação e publicação do editorial escrito por Heard que está no centro do caso de Depp.

Dougherty disse que os funcionários da ACLU escreveram um rascunho inicial do artigo para Heard, focado em consciencializar sobre a violência de género. Heard é uma embaixador da organização.

Amber Heard regressa ao tribunal a 26 de abril

Dougherty disse que se lembra de vários e-mails trocas entre os funcionários da ACLU e os advogados de Heard.

“Sugeriam alterações no editorial relacionadas com assuntos cobertos pelo NDA (um acordo de confidencialidade do divórcio de Heard e Depp)”, disse Dougherty.

Os funcionários da ACLU trabalharam para que a equipa de Heard pudesse analisar o editorial, disse Dougherty, e Heard quis que o texto fosse publicado logo a seguir à estreia de “Aquaman”, uma estratégia com a qual a ACLU concordou.

“Do ponto de vista da ACLU, Amber estava prestes a receber muita atenção da imprensa e estaria na mira do público, portanto, seria o melhor momento para publicar este artigo de opinião e conseguir que muitas pessoas lessem sobre os nossos problemas”, disse Dougherty.

Dougherty também testemunhou sobre os donativos recebidos por ou em nome de Heard, depois de ela ter prometido publicamente doar 7 milhões de dólares, a totalidade do acordo de divórcio de Depp, a instituições de beneficência, incluindo a ACLU.

Dougherty disse que Heard concordou em pagar 3,5 milhões de dólares à ACLU, ao longo de vários anos. A própria Heard pagou 350 mil dólares, Depp pagou 100 mil dólares em nome dela e 350 mil dólares foram pagos por um doador do fundo Fidelity, em nome de Heard. O antigo namorado da atriz, Elon Musk, pagou 500 mil dólares em nome dela, através do fundo Vanguard.

Dougherty afirmou que, até ao momento recebeu 1,3 milhões de dólares de Heard ou em nome dela. Os pagamentos pararam depois de 2019.

Dougherty disse que não tem qualquer indicação de que Heard não pretenda pagar o restante do donativo prometido.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados