Nadador chinês tirou 40 centésimos à melhor marca de sempre... que já lhe pertencia. Desde 1976 que o recorde do Mundo dos 100 livres em piscina olímpica não era batido por tão larga margem
No final do quinto dia da natação nos Jogos Olímpicos caiu um primeiro recorde do Mundo.
Pan Zhanle venceu a final dos 100 metros livres com o tempo incrível de 46.40 segundos e tirou 40 (!) centésimos ao recorde do Mundo que já estava na posse dele desde fevereiro deste ano.
O chinês de 19 anos - completa 20 a 4 de agosto - escapou por pouco ao afastamento nas eliminatórias, mas nas meias-finais já nadou perto do seu melhor e apurou-se para a final da prova rainha da natação já com recorde olímpico (46.02).
Na final não só pulverizou a melhor marca de sempre em piscina olímpica (de 50 metros), como deixou toda a concorrência a mais de um segundo. Sim: o australiano Kyle Chalmers, prata, ficou a 1.08 segundos e o romeno David Popovici foi terceiro a 1.09 segundos.
Desde 1976 que o recorde do Mundo dos 100 livres em piscina olímpica não era batido por tão larga margem: nessa altura, o sul-africano Jonty Skinner nadou a distância em 49.44 segundo, menos 55 centésimos dos que o anterior melhor registo da história, até então do norte-americano Jim Montgomery.