Ginasta portuguesa foi a primeira de sempre a chegar à final do «all around» e assinou um marco histórico para o desporto nacional
Filipa Martins assinou esta quinta-feira um marco histórico para a ginástica portuguesa, ao participar pela primeira vez numa final do «all around», algo nunca antes conseguido por um atleta luso.
Em declarações após terminar na 20.ª posição da prova, com 12.700 de pontuação média entre os quatro exercícios, Filipa Martins mostrou-se orgulhosa com a sua prestação e admitiu que é o «realizar de um sonho».
«Definitivamente acho que foi um sonho realizado, um objetivo que nós queríamos ter cumprido já há muito tempo, por isso poder voltar a entrar nesta arena incrível, foi espetacular, um ambiente incrível. Arriscámos muito nos saltos, fizemos um salto novo, como já tinha dito antes, era bastante arriscado, tanto podia correr bem como correr mal», começou por referir a atleta.
«O corpo demorou um bocadinho a recuperar desde a qualificação, mas mesmo não tendo corrido bem, estamos supercontentes por termos conseguido dar tudo na mesma. Foram os nossos melhores Jogos Olímpicos de sempre, não só para mim e para os meus treinadores, mas para Portugal. Sei que fizemos algo histórico e não tinha noção que se ia ouvir falar de ginástica em Portugal inteiro, muita gente não conhecia a modalidade, por isso foi muito bom», acrescentou.
Quanto às medalhas nesta modalidade, Simone Biles arrecadou o «ouro», seguida da brasileira Rebeca Andrade (medalha de prata) e da compatriota Senisa Lee que ficou com a medalha de bronze.