Pimenta não promete medalhas, só “amor eterno à minha mulher”. E chorou antes disso

CNN Portugal , DCT
7 ago, 11:20
Fernando Pimenta

O canoísta de Ponte de Lima pode ser o primeiro atleta português a conquistar medalhas em três Jogos Olímpicos consecutivos

Modesto, emocionado e consciente dos desafios: Fernando Pimenta garantiu esta manhã a passagem direta para as meias-finais de K1 1000 metros, numa prova que liderou sempre e que terminou em 3:29.76 minutos. “É um tempo razoável, não é mau”, disse, animado, no final da prova.

O canoísta pode ser o primeiro atleta português a conquistar medalhas em três Jogos Olímpicos consecutivos, mas, em declarações à RTP, Pimenta descartou sentir qualquer tipo de “peso” para conseguir uma medalha olímpica, sobretudo o ouro, a única que lhe falta no seu vasto currículo de troféus. E não fez qualquer promessa, até porque admitiu que a competição está alta e “há atletas novos a arriscarem mais um pouco e podem arriscar, que não têm nada a perder”.

“Todos falam em medalhas, na terceira medalha dos jogos, todos falam em ouros, mas estamos aqui a ver que o nível está muito alto. O [meu] objetivo é dar o meu melhor, não faço promessas, a única promessa que fiz foi de amor eterno à minha mulher, por isso não faço promessas, faço aquilo que tenho vindo a fazer nas últimas competições, [que é] dar o meu melhor, lutar por Portugal e pelos portugueses, quero dar[-lhes] um grande resultado”, disse o canoísta de Ponte de Lima.

Embora se tenha confessado “ansioso” antes da prova, Fernando Pimenta mostrou-se satisfeito por ter conseguido alcançar o seu objetivo - que era “não ter de fazer mais uma prova no dia de hoje”. E admitiu que ficou emocionado com o apoio dos portugueses “que estavam ali na linha de partida” e que o “fizeram chorar antes de começar a prova”.

“Estava a uns segundos de largar e começaram a gritar bem alto Portugal e depois Pimenta e vieram-me as lágrimas aos olhos, não deu para esconder”, contou.

Com o apuramento desta quarta-feira, Fernando Pimenta tem agora as meias-finais marcadas para sábado, às 11:10 locais (menos uma hora em Portugal Continental). A final de K1 1000 é no mesmo dia às 13:20 (menos uma hora em Portugal Continental).

Desporto

Mais Desporto

Patrocinados