Alemanha
20'
0 - 0
Hungria

Jovem de 18 anos detido por planear ataque terrorista nos Jogos Olímpicos

31 mai, 15:30
Polícia francesa (Michel Euler/AP)

Suspeito já teria planeado o ataque e tinha várias imagens do estádio do Saint-Étienne no computador e telemóvel

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de preparar um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos.

A informação está a ser avançada pela BFMTV, que descreve que o suspeito tinha planos para um ataque a um dos jogos de futebol que se vão realizar na cidade de Saint-Étienne.

De acordo com a televisão francesa o suspeito é checheno, tendo sido detido a 22 de maio sob suspeitas de um ataque com inspiração jihadista.

De acordo com os dados preliminares da investigação, o jovem, foi detido em casa, sendo que já tinha feito trabalho de campo para saber como proceder no dia do ataque. Atualmente encontra-se em prisão preventiva, depois de ter sido acusado a 26 de maio.

O suspeito nega todas as acusações, admitindo apenas a troca de mensagens e algumas conversações através de aplicações de mensagens encriptadas, como o Telegram ou o Discord.

Durante a busca à casa do jovem as autoridades encontraram uma fotografia do estádio do Saint-Étienne no computador. O telemóvel do suspeito também tinha imagens do mesmo local, que vai receber vários jogos durante os Jogos Olímpicos.

Os alvos, acredita a investigação, seriam espectadores e agentes da polícia.

O ministro francês do Interior já confirmou a detenção do jovem, congratulando as autoridades pela operação preventiva. Gerald Darmanin também confirmou uma "inspiração islâmica" do suspeito.

"Ele queria atacar espectadores, mas também forças de segurança e morrer como um mártir", acrescentou.

Europa

Mais Europa

Patrocinados