Biden de volta à Europa para reuniões do G7 e da NATO

Agência Lusa , FMC
8 jun 2022, 19:48
Joe Biden, Sauli Niinistö e Magdalena Andersson (Andrew Harnik/AP)

Cimeiras, que decorrem na Alemanha e em Espanha, acontecem quando se assinalam quatro meses da invasão russa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai reunir-se com os aliados europeus, na Alemanha e em Espanha, no final de junho, enquanto tenta manter unida a coligação contra a guerra na Ucrânia, anunciou esta quarta-feira a Casa Branca.

Biden viajará para o sul da Alemanha a 25 de junho para participar na cimeira do G7 – o grupo das sete principais nações industrializadas – na Baviera, seguindo para Madrid dia 28, para participar num encontro de países membros da NATO.

As duas cimeiras acontecerão quando se assinalam os quatro meses da invasão russa, enquanto os Estados Unidos e os seus aliados são pressionados para enviar para a Ucrânia armamento de longo alcance e mais avançado, para evitar que Moscovo consolide a sua posição no conflito.

Os esforços de Biden para impor e sustentar sanções à Rússia também estão a enfrentar uma renovada ameaça, perante o aumento da inflação que atinge numerosos países.

Por outro lado, o presidente norte-americano também quer garantir a admissão à NATO da Suécia e da Finlândia, tentando superar a oposição da Turquia.

No G7 - Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, incluindo ainda União Europeia - os líderes deverão discutir o apoio à Ucrânia, as mudanças climáticas, a segurança sanitária global e a crise alimentar e energética agravada pela guerra, de acordo com a Casa Branca.

Na cimeira da NATO, os líderes devem endossar planos para orientar a transformação da aliança na próxima década, incluindo o fortalecimento da dissuasão e defesa, abordando ameaças transnacionais - cibernética e climática - e aprofundando as parcerias com aliados democráticos na Europa e na Ásia.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados