Joe Biden testa positivo à covid-19 - e está a tomar Paxlovid

21 jul 2022, 15:30
Joe Biden (AP Photo)

Casa Branca realça que o presidente está totalmente vacinado, inclusivamente com as duas doses de reforço

O presidente dos Estados Unidos testou positivo à covid-19, anunciou esta quinta-feira a Casa Branca. Joe Biden "apresenta sintomas leves", estando inclusive a tomar um medicamento, o Paxlovid, que é desenvolvido pela farmacêutica Pfizer e foi aprovado pelas autoridades norte-americanas.

O mesmo comunicado informa que o presidente, de 79 anos, vai continuar a trabalhar de casa até testar negativo à doença, encontrando-se isolado na Casa Branca.

A Casa Branca lembra que Joe Biden está "totalmente vacinado e tem as duas doses de reforço".

A presidência vai informar todos os contactos próximos que Joe Biden teve recentemente, incluindo os responsáveis norte-americanos que viajaram com o presidente nas mais recentes deslocações (como Massachussets e Rhode Island), divulgando ainda atualizações diárias sobre o estado do chefe de Estado.

Joe Biden tem travado uma longa luta contra a covid-19, até porque os Estados Unidos são o país mais afetado em todo o mundo. Apesar de toda a proteção, a Casa Branca reconhecia, em abril, que existia o risco de o presidente ser infetado, até porque começa a surgir uma nova vaga da doença.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também teve covid-19 recentemente, no fim de abril.

O gabinete da primeira-dama esclareceu que Jill Biden testou negativo após um teste.

Entretanto, Joe Biden fez uma publicação na rede social Twitter na qual garante estar "muito bem" e agradece a preocupação que tem vindo a ser demonstrada relativamente ao seu estado de saúde.

"Acabei de contactar o senador Casey, a congressista Cartwright e o 'mayor' Cognetti (e os meus primos Scranton!) para fazer um pedido de desculpas por ter falhado o nosso evento marcado para hoje [quinta-feira]. Estou a manter-me ocupado!", escreveu, numa publicação acompanhada de uma imagem na qual surge no se gabinete na Casa Branca.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados