Advogada de João Rendeiro diz que ex-banqueiro tirou a sua própria vida

13 mai 2022, 11:54
O juiz sul-africano Rajesh Parshotam decidiu esta sexta-feira que João Rendeiro fica detido provisoriamente até 10 de Janeiro

Circunstâncias da morte de João Rendeiro ainda não têm versão oficial. Advogada do antigo banqueiro diz ter informações de que ele tirou a sua própria vida.

Como obter ajuda: Em Portugal, contacte o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – AdultosInfância e Adolescência. A linha SNS24 (808 242424 e www.sns24.gov.pt) e o 112 também estão disponíveis. Entre em contacto através das Linhas de Crise e da Linha de Aconselhamento Psicológico. Para mais informações, consulte o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

A advogada de João Rendeiro na África do Sul, June Marks, disse à Agência Lusa que a causa de morte do ex-banqueiro terá sido suicídio, na prisão onde estava detido.

June Marks acrescentou que as autoridades estão a investigar as circunstâncias do que aconteceu. Até ao momento, a CNN Portugal não conseguiu confirmar com as autoridades sul-africanas as causas de morte.

João Rendeiro foi encontrado morto na noite desta quinta para sexta feira na cela na prisão onde se encontrava na África do Sul, a cadeia de Westville, em Durban.

O antigo banqueiro, que foi capturado em 11 de dezembro do ano passado naquele país, depois de ter fugido de Portugal para não cumprir pena no processo BPP, encontrava-se ali preso há seis meses enquanto se opunha ao pedido de extradição. Estava numa cela de 80 metros quadrados com cerca de 50 reclusos.

A 17 de dezembro, Rendeiro viu-lhe ser a medida de coação mais gravosa e ficou em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Westville. O Tribunal de Verulam recusou o pedido de caução de João Rendeiro, que se propôs a pagar 2.200 euros para ficar em liberdade até ao julgamento.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados