Afinal Ronaldo é macho e virgem mas mesmo assim acabou de dar à luz 14 filhos (isto não é claramente o que parece)

25 jun, 18:35
Jiboia-vermelha (Wolfgang Kaehler/LightRocket via Getty Images)

Este caso é uma surpresa em toda a linha

Foi um choque. Afinal Ronaldo não é um ele, é uma ela e até deu à luz 14 filhos. Não falamos naturalmente do melhor português de sempre, mas de uma jiboia vermelha que foi batizada com o nome que até começou por ser celebrizado por um outro jogador, Ronaldo “Fenómeno”.

Os responsáveis da Universidade de Portsmouth, onde está a cobra, pensaram de início que se tratava de um macho, daí o nome escolhido. Mas essa não foi a única surpresa.

É que o animal não esteve em contacto com quaisquer outras cobras nos últimos nove anos, o que torna difícil de perceber como terá engravidado.

Os responsáveis falam num “parto miraculoso”, mas também admitiram que pode simplesmente tratar-se de algo mais científico: uma partenogénese, uma forma assexuada de reprodução em que o embrião se desenvolve sem haver lugar à fecundação.

É comum em plantas e também acontece em animais, sendo que este é até o terceiro caso documento de uma jiboia-vermelha a conseguir fazê-lo.

As crias da cobra acabaram por ser descobertas por um estudante que fazia a vistoria diária a Ronaldo. "Primeiro pensámos que nos tínhamos enganado. Não queríamos acreditar", confessou Amanda McLeod, tratadora de animais da universidade, em declarações reproduzidas pelo The Guardian.

Nem mesmo um especialista em animais quis acreditar. "Ajudo a criar cobras há 50 anos e nunca tive conhecimento de algo assim anteriormente", disse Pete Quinlan, acrescentando que as crias são clones da mãe, mesmo que com algumas marcas sensivelmente diferentes.

"Ronaldo parecia um pouco mais gordo que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição. Nunca pensámos, nem por um momento, que estivesse grávido, ou devemos dizer grávida", brincou, vendo neste caso um excelente exemplo para todos no centro, sobretudo os estudantes, aprenderem algo sobre a natureza.

Ronaldo

Mais Ronaldo

Patrocinados