Escultura icónica de Jeff Koons destruída por visitante de galeria de arte em Miami

19 fev 2023, 14:40
Escultura de Jeff Koons "Balloon Dog" partida por visitante de museu de Miami (Stephen Gamson)

Testemunhas afirmam que uma senhora de idade tocou “com um dedo” na escultura, derrubando-a

Uma escultura icónica do artista americano Jeff Koons, com um valor de 39 mil euros, foi esta quinta-feira destruída por um visitante de uma galeria de arte em Miami.

A peça, de nome “Balloon Dog”, faz parte de uma série de outras esculturas com o mesmo nome, e estava exposta na Art Wynwood, uma feira de arte contemporânea exclusiva a VIP que decorre todos os anos na cidade floridiana.

Testemunhas afirmam que uma senhora de idade tocou “com um dedo” na escultura, derrubando-a. Muitos pensaram tratar-se de uma performance.

“Quando a peça caiu ao chão, foi como quando um acidente de carro atrai muitas atenções na autoestrada”, contou Stephen Gamson, artista local e fã confesso de Koons, ao jornal Miami Herald.

Para sorte da mulher, uma colecionadora de arte, a peça estava protegida por seguro. “A vida parou durante 15 minutos”, disse Cédric Boero, da Bel-Air Fine Art Galleries, ao The New York Times. “A senhora só pedia desculpa e queria desaparecer”.

Stephen Gamson ofereceu-se de imediato para comprar os restos da escultura. Apesar de estar partida, o artista afirma que peça tem uma “história engraçada”.

Com este acidente, a coleção de “Balloon Dogs” de Jeff Koons desce das 799 unidades para as 798. Algumas destas peças chegam a medir três metros de altura e a valer dezenas de milhões. Contudo, esta escultura tinha apenas 40 centímetros.

Artes

Mais Artes

Patrocinados