Jeff Bezos anuncia que vai doar a maior parte da sua fortuna a instituições de solidariedade

14 nov, 12:34
Jeff Bezos

Milionário compara as suas ambições filantrópicas à ascensão da Amazon

Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciou que planeia doar a maior parte da sua fortuna a instituições de caridade, com destaque para a luta contra as alterações climáticas. A notícia foi avançada em exclusivo pela CNN Internacional

Em entrevista à CNN, o multimilionário expressou pela primeira vez a intenção de doar a maioria da sua fortuna, avaliada em 124 mil milhões de dólares (cerca de 120 mil milhões de euros), embora não tenha referido valores ou instituições concretas. 

Na mesma entrevista, Bezos comparou as suas ambições filantrópicas à ascensão do projeto que o tornou um dos homens mais ricos do mundo. "Construir a Amazon não foi fácil. Foi preciso muito trabalho", reforça, "e a caridade a filantropia são muito semelhantes". 

Jeff Bezos tinha sido criticado em 2019 por não assinar o compromisso "Giving Pledge" - uma campanha que encoraja milionários a contribuir para causas solidárias com a maior parte das suas fortunas. 

Apesar de ocasionais doações filantrópicas de valor milionário (por exemplo, à Fundação Obama ou ao Museu Nacional do Ar e do Espaço), a revista Forbes avaliou Bezos com nota 2 num total de 5 no seu ranking de milionários filantropos - o que significa que, no total, doou apenas 1% a 4.99% da sua fortuna. 

Por outro lado, a sua ex-mulher, MacKenzie Scott, consta na (curta) lista de bilionários norte-americanos que doaram mais de 20% da sua fortuna, também publicada pela revista Forbes este ano. 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados