Morreu Jean-Marie Le Pen

7 jan 2025, 12:03

Tinha 96 anos

Morreu Jean-Marie Le Pen, aos 96 anos, avança a AFP que cita fonte familiar.

“Jean-Marie Le Pen, rodeado pela sua família, foi chamado de volta a Deus às 12:00 [11:00 em Lisboa] de terça-feira”, declarou a família num comunicado enviado à AFP.

Foi soldado nas guerras coloniais francesas e fundador do partido de extrema-direita Frente Nacional, e é considerado uma figura histórica que abalou a política francesa quando chegou à segunda volta das eleições presidenciais contra Jacques Chirac em 2002, que perdeu por esmagadora maioria.

Ao longo da sua vida, envolveu-se em diversas rixas com as filhas e a ex-mulher, muitas vezes conduzidas de forma pública e furiosa.
 
A sua filha Marine Le Pen sucedeu-lhe na liderança do partido, tendo-se candidatado à presidência por três vezes e transformado o partido, atualmente denominado Rally Nacional, numa das principais forças políticas do país.

Com uma mistura de populismo, eloquência e carisma, Le Pen ajudou a reescrever os parâmetros da política francesa numa carreira de 40 anos que, ao aproveitar o descontentamento dos eleitores em relação à imigração e à segurança no emprego, de certa forma anunciou a ascensão de Donald Trump à Casa Branca.

Europa

Mais Europa