Quem o garante é o vice-presidente dos EUA
Elon Musk vai manter o papel de "amigo" mas também de "conselheiro" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do vice-presidente, JD Vance. O multimilionário vai sair do cargo no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) mas não se vai afastar definitivamente da administração Trump, revelou o próprio JD Vance em entrevista à Fox News, esta quinta-feira.
Em entrevista, JD Vance afirmou que, apesar de Musk deixar a sua posição formal no DOGE, o trabalho no departamento continuará. "O DOGE tem muito trabalho pela frente e esse trabalho vai continuar após a saída do Elon. Mas, acima de tudo, o Elon continuará a ser um amigo e conselheiro, tanto para mim quanto para o presidente", disse Vance, garantindo que a relação de Musk com a administração continuará forte, mesmo sem o envolvimento direto no governo.
De acordo com informações divulgadas por meios de comunicação social como o Politico e a ABC, o presidente Trump informou a membros do seu gabinete que Musk deixará o seu cargo em breve para regressar ao setor privado. Nessas notícias não ficou claro se a sua saída acontecerá antes do término do seu mandato de 130 dias, que está previsto para o final de maio.
Musk, conhecido pela sua influência no setor tecnológico e pelo seu papel na liderança de empresas como a Tesla e SpaceX, tem sido uma figura central nas discussões políticas e tecnológicas dos Estados Unidos, mantendo uma ligação próxima com várias figuras do governo.
A mudança surge numa altura em que a Tesla enfrenta o maior declínio da sua história. As vendas caíram 13% nos primeiros três meses deste ano, à medida que a reação contra o CEO Elon Musk e a crescente concorrência dos veículos elétricos de outros fabricantes de automóveis (nomeadamente chineses) reduziram bastante a procura.
