Jarra que valeria no máximo 2.000 euros foi vendida por nove milhões após guerra de licitações

CNN , Jack Guy
8 out 2022, 12:00
Jarra chinesa avaliada em menos de 2.000 euros vendida por nove milhões em leilão frenético

Uma jarra chinesa que se previa atingir entre 1.500 e 2.000 euros em leilão foi vendida por mais de 9 milhões de euros após uma guerra de licitações entre colecionadores.

A jarra Tianqiuping azul-e-branca foi levada a leilão pela leiloeira Osenat em Fontainebleau, perto de Paris, e alcançou um preço final de 9,121 milhões de euros, incluindo comissões, de acordo com o site da empresa.

A jarra tem um corpo esférico e um longo pescoço cilíndrico. Mede 53 centímetros de altura por 41 de largura e está decorada com dragões e nuvens, de acordo com o catálogo. As jarras Tianqiuping também são conhecidas como jarras de “esfera celeste” por causa da sua forma.

Jean-Pierre Osenat, presidente da leiloeira, disse à CNN na terça-feira que o proprietário da jarra, que mora no estrangeiro, pediu ao leiloeiro para vendê-la como parte de um lote de itens retirados da casa da sua falecida avó na Bretanha, no noroeste de França.

“Isto vai mudar-lhes completamente a vida”, disse Osenat. “Estão com dificuldades em acreditar.”

A avó era uma entusiasta colecionadora de arte e tinha a jarra há 30 anos, disse, acrescentando que os primeiros sinais do enorme interesse pela jarra surgiram quando dezenas de pessoas vieram examiná-la durante uma exposição pré-leilão.

Cerca de 300-400 pessoas manifestaram interesse em licitar, contou Osenat, que teve de limitar o número de licitantes para 30, sendo que todos tiveram de pagar um depósito para participar.

Havia 15 licitantes por telefone e 15 presentes na leiloeira, e quando o preço ultrapassou a marca dos cinco milhões de euros ainda havia dez licitantes no leilão, descreveu Osenat.

“É incrível”, disse, acrescentando que, até agora, o seu preço de venda mais alto remontava a 2007, quando uma espada usada por Napoleão na Batalha de Marengo, em 1800, foi arrecadada por 6,4 milhões de dólares (mais ou menos o mesmo valor em euros).

Osenat explicou que, embora um avaliador especialista tenha afirmado que a jarra datava do século XX e, por isso, não era rara, os colecionadores acreditavam que era um exemplo muito raro de uma jarra Tianqiuping do século XVIII.

“Tenho fé no martelo, ou seja, acredito que a lei da oferta e da procura determina o preço de mercado”, disse. “A visão de um especialista não pode prevalecer sobre a de 300 pessoas.”

Às vezes, em leilões, veem-se duas ou três pessoas que acreditam erradamente que um item é muito mais valioso do que aquilo que o especialista indicou, mas não 300, sublinhou Osenat.

“Creio que o mercado falou”, disse, acrescentando que agora acredita que a jarra data do século XVIII.

O comprador ainda por identificar é chinês, afirmou Osenat, que disse ainda que nos últimos anos os compradores chineses têm mostrado um interesse crescente em comprar artefactos históricos que acreditam terem sido roubados do seu país no passado.

Osenat disse acreditar que a jarra será exibida num museu, mas que neste momento não tem a certeza.

Relacionados

Estilo de Vida

Mais Estilo de Vida

Na SELFIE

Patrocinados