Uma aventura de Chici no meio da guerra

6 set 2022, 19:05
Chimpanzé foge do zoo de Kharkiv (imagem Twitter)

É um chimpanzé. História aconteceu em Kharkiv, na Ucrânia. Em plena guerra

Desde os primeiros dias da “operação militar especial” do Kremlin na Ucrânia que foi notório que também os animais não ficavam indiferentes aos ataques que visaram e visam regiões como Kiev, Odessa ou Kherson. Um reflexo disso mesmo surge de Kharkiv, onde um chimpanzé fugiu do zoo na segunda-feira.

Após longas horas a vaguear pelas ruas e parques da cidade ucraniana, o animal foi persuadido e acabou por regressar ao zoo sentado numa bicicleta, esta terça-feira.

Trata-se de uma fêmea, chama-se Chichi e pertence ao segundo maior jardim zoológico de Kharkiv. A aventura pelas ruas e parques ucranianos só chegou ao fim quando a primata foi convencida a regressar depois de a chuva começar a cair na região.

Nas imagens pode ver-se os tratadores de Chichi a colocarem-lhe um casaco amarelo, antes do chimpanzé surgir ao volante de uma bicicleta.

Sons de cascatas são utilizados para tentar relaxar os animais no zoo de Kharkiv (imagem Getty).

O incidente trouxe um breve momento de alegria a uma das cidades da linha da frente que regularmente são alvo dos ataques russos. De acordo com o The Guardian, o diretor do zoo, Oleksiy Hryhoriev, confirmou à emissora pública ucraniana Suspilne que o animal voltou em segurança e sem qualquer ferimento ao jardim zoológico.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que Chichi sai do zoo de Kharkiv. No início da guerra a cidade foi devastada por bombardeamentos diários – que provocaram a morto de centenas de civis - e a chimpanzé foi um dos animais que foram retirados do local. De acordo com o proprietário do zoológico, Oleksandr Feldman, mais de 100 animais morreram durante a evacuação do parque.

Chimpanzés no zoo de Kharkiv expostos a níveis de stress atípicos perante bombardeamentos (Imagem Getty).

 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados