Cadela recebe prémio por salvar vida de vítima de ataque cardíaco em escola de equitação

CNN Portugal , ARC
10 mai, 16:23
Cão salva vida no Japão (Courtesy Chiba Riding Park/Cnn Internacional)

Não foi a primeira vez que "Koume" deu o alerta. Anteriormente, já tinha chamado a atenção para um cavalo que tentou fugir e para outro que não conseguia ficar de pé

Chama-se Koume e é a mais recente heroína de Wakaba-ku, na cidade japonesa de Chiba. O título foi-lhe atribuído pelos bombeiros locais numa cerimónia a 20 de abril, que premiou o animal pela resposta a uma situação delicada.

Koume salvou a vida de um homem de 50 anos, numa escola de equitação, ao fazer soar o alarme com latidos contínuos. A 25 de fevereiro, a cadela acompanhava o homem ao carro quando este desmaiou, na sequência de um ataque cardíaco. Os latidos, pouco comuns por parte de Koume, alertaram as restantes pessoas no clube.

“Koume geralmente fica quieta e apenas ladra em raras circunstância”, disse Yuna Maruo à CNN Internacional. A instrutora de equitação, que também foi premiada, acrescenta que “quando surge uma emergência, Koume ladra”. 

Os bombeiros foram chamados e os paramédicos conseguiram salvar o homem, que já regressou à escola de equitação. “A ação de Koume ao pedir ajuda e as ações da equipa foram a resposta perfeita”, reforçou o corpo de bombeiros locais.

Koume, de cinco anos, é uma das mascotes que o clube tem para cumprimentar os membros. Esta não é a primeira vez que alerta para situações do género. Anteriormente já tinha chamado a atenção para um cavalo que tentou fugir e para outro que não conseguia ficar de pé.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados