Japão pede à China para libertar funcionário da Astellas Pharma

Agência Lusa , MBM
27 mar 2023, 10:16
Astellas Pharma (Yuriko Nakao/ Getty Images)

O Japão pediu esta segunda-feira à China para libertar um cidadão japonês e funcionário da farmacêutica nipónica Astellas Pharma, detido em Pequim por alegadamente ter violado leis do país.

"Este mês, a embaixada japonesa na China foi informada de que um cidadão japonês, com cerca de 50 anos, foi detido na cidade de Pequim por violar a lei interna chinesa. O Governo do Japão tem vindo a insistir na libertação desta pessoa", disse, em conferência de imprensa, o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno.

A multinacional Astellas Pharma confirmou, no domingo, à agência de notícias japonesa Kyodo que um dos funcionários da empresa tinha sido detido.

O motivo da detenção ainda não é conhecido, mas a Kyodo  avançou, citando fontes próximas do caso, que o homem pode estar acusado de espionagem.

A empresa não divulgou a identificação do funcionário, nem as circunstâncias em que foi detido, tendo o porta-voz da Astellas Pharma acrescentado que não se sabe "muita coisa".

Em 2014, a China introduzido uma nova lei de contraespionagem para reforçar a segurança do Estado e combater a posse de "equipamento de espionagem".

Desde 2015, pelo menos 16 cidadãos japoneses, excluindo este último caso, foram detidos por alegado envolvimento em atividades de espionagem.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados