Veja o concept car Jaguar Type 00, apresentado depois da polémica mudança de marca
O construtor britânico de automóveis de luxo Jaguar revelou o seu concept car Type 00, no primeiro vislumbre de um novo veículo elétrico, após uma controversa mudança de marca que dividiu opiniões.
O fabricante afirmou que estava “a introduzir uma manifestação física inconfundível, inesperada e dramática da Jaguar, à medida que a marca continua a sua transformação”, num comunicado publicado na terça-feira, depois de o automóvel ter sido revelado na Semana de Arte de Miami.
O Type 00 tem um capot longo e um perfil fastback, bem como jantes de liga leve de 23 polegadas. É apresentado em duas cores: Rosa Miami e Azul Londres.
“A primeira reflecte o ambiente icónico Art Deco da sua revelação e a segunda faz referência à sua herança britânica”, afirmou a Jaguar no comunicado.
Embora o Type 00 seja um conceito e, portanto, nunca entrará em produção, ele dividiu opiniões na internet.
Um comentador no X disse que o carro “parece elegante”, mas outro disse que “00 é o número de carros que vão vender. Muito feio”.
A Jaguar afirmou que se tornará uma marca exclusivamente eléctrica centrada em veículos de luxo, mas a evolução vai mais longe do que isso.
“Esta transição vai para além dos produtos que a Jaguar concebe e projecta; representa uma reimaginação de toda a marca”, afirmou o fabricante de automóveis.
Esta nova identidade da marca também gerou controvérsia quando foi revelada em novembro.
Sob o lema “não copie nada”, a Jaguar publicou um vídeo promocional com um elenco diversificado de modelos a posar e a mover-se numa paisagem de outro mundo, o que suscitou a ira dos tradicionalistas.
“Onde estão os carros neste anúncio? Isto é para a moda?”, escreveu um comentador no X.
O fabricante de automóveis de luxo, com 102 anos de existência, está a substituir o seu antigo logótipo, resplandecente em letras maiúsculas, por um novo que se pretende que seja uma “poderosa celebração do modernismo”, anunciou a empresa a 18 de novembro.
Outras alterações à marca Jaguar incluem um logótipo redesenhado de um felino saltitante, denominado “Leaper”, e um novo monograma que incorpora o “J” e o “R” do nome da marca. A Car and Driver informa que o Leaper, que adorna os seus automóveis há várias décadas, está a ser eliminado em favor do emblema.
“Esta é uma reimaginação que recupera a essência da Jaguar, devolvendo-a aos valores que a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para um público contemporâneo”, afirmou Gerry McGovern, diretor criativo da Jaguar Land Rover, num comunicado de imprensa no mês passado.
O primeiro veículo de produção sob a nova direção da Jaguar será um grand tourer elétrico de quatro portas, que será construído no Reino Unido. Será revelado no final de 2025, disse o fabricante de automóveis.
A Jaguar também está a planear abrir várias lojas da marca em todo o mundo, a primeira das quais será aberta no 8º arrondissement de Paris.