Esta é já a quarta recolha deste modelo da marca britânica, feita pelo mesmo motivo que as anteriores
A Jaguar está a pedir aos donos de cerca de três mil veículos seus para os estacionarem no exterior e longe de estruturas. O motivo? As baterias podem pegar fogo.
Segundo a ABC News, o modelo I-Pace SUV de 2019 está a ser recolhido pela marca britânica, mas ainda não foi desenvolvida uma solução. Temporariamente, as baterias dos carros vão apenas carregar até aos 80% para evitar problemas.
Documentos publicados esta quinta-feira pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o regulador americano, mostram que houve três incidentes deste género no país, dos quais não resultou nenhum ferido.
Estas baterias foram fabricadas na Polónia pela empresa coreana LG, cujos produtos estão sob investigação da NHTSA desde 2022 após problemas em veículos de cinco marcas diferentes.
Esta não é a primeira ronda de recolhas destes automóveis pela Jaguar, sendo esta a quarta vez que tal acontece e pelo mesmo motivo. Nas primeiras três recolhas, diz a ABC News, foram realizadas atualizações ao software de diagnóstico.
“Os proprietários que já tinham atualizado o seu veículo com o software de diagnóstico melhorado têm a impressão de que o seu veículo está protegido contra a sobrecarga térmica, o que, no caso dos veículos de 2019, pode não ser o caso”, escreve a NHTSA.
As recolhas de veículos elétricos devido a defeitos de fabrico são habituais para os carros elétricos. O maior deles foi efetuado pela Toyota em 2018, que teve de chamar às oficinas mais de um milhão de veículos dos modelos Prius e C-HR devido ao risco de incêndio.