A 24.ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais faz parte do Grupo de Prontidão Anfíbia USS Wasp, que está a operar no Mar Mediterrâneo oriental, no meio de preocupações com uma escalada regional. O USS Wasp tinha chegado a Izmir um dia antes e os fuzileiros foram autorizados a sair do navio para uma pausa
Uma pequena multidão agrediu dois fuzileiros norte-americanos na cidade portuária de Izmir, na Turquia, na segunda-feira, de acordo com a Marinha dos EUA.
Os fuzileiros, afetos à 24.ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, estavam em passeio em Izmir quando o assalto ocorreu na tarde de segunda-feira, informou a Sexta Frota dos EUA num comunicado.
O vídeo da agressão, confirmado por um funcionário dos EUA, mostra várias pessoas a segurar os fuzileiros à força, enquanto um altifalante na rua grita bem alto. Um dos fuzileiros grita várias vezes "Socorro!", enquanto a multidão coloca um saco na cabeça de outro fuzileiro. A multidão começa então a gritar: "Americano, vai para casa!"
Os fuzileiros conseguiram afastar-se da multidão com a ajuda de outros fuzileiros que se encontravam na zona, informou a Marinha. Foram examinados num hospital local e não apresentam ferimentos. Os fuzileiros regressaram ao USS Wasp.
"Podemos confirmar as informações de que os membros do serviço dos EUA embarcados a bordo do USS Wasp foram vítimas de um assalto em Izmir hoje e estão agora em segurança", afirmou a embaixada dos EUA na Turquia nas redes sociais. "Agradecemos às autoridades turcas a sua resposta rápida e a investigação em curso."
O executivo regional de Izmir informou, em comunicado, que a polícia local interveio no incidente e que 15 suspeitos foram detidos.
A 24.ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais faz parte do Grupo de Prontidão Anfíbia USS Wasp, que está a operar no Mar Mediterrâneo oriental, no meio de preocupações com uma escalada regional. O USS Wasp tinha chegado a Izmir um dia antes e os fuzileiros foram autorizados a sair do navio para uma pausa.