Italiano de 47 anos vai assumir pela primeira vez uma seleção nacional
A Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou este domingo que Gennaro Gattuso é o novo selecionador do país transalpino.
«Gattuso é um símbolo do futebol italiano. O azul para ele é como uma segunda pele. A sua motivação, o seu profissionalismo e a sua experiência serão fundamentais para enfrentar da melhor forma os próximos compromissos da seleção nacional. Consciente da importância do objetivo que pretendemos alcançar, agradeço-lhe a disponibilidade e a total dedicação com que aceitou este desafio, partilhando o projeto da FIGC de desenvolvimento global do nosso futebol, no qual a camisola azul tem uma centralidade estratégica», disse o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.
O antigo jogador e treinador italiano de 47 anos vai ocupar assim pela primeira vez na carreira um cargo de selecionador. Gattuso será apresentado na próxima quinta-feira, 19 de junho, às 11 horas, no hotel Parco dei Principi, em Roma.
O Milan, clube por onde passou como treinador de 2017 a 2018 e como jogador de 1999 a 2012 já reagiu, dando os parabéns a Gattuso.
𝐿'𝐼𝑡𝑎𝑙𝑖𝑎 𝑐ℎ𝑖𝑎𝑚𝑜̀! 🇮🇹❤️🖤 pic.twitter.com/NUl4T5hyQT
— AC Milan (@acmilan) June 15, 2025
O técnico estava sem treinar desde que saiu do Hajduk Split no final da temporada 2024/25. A estreia pela «squadra azzurra» será no dia 5 de setembro frente à Estónia, numa partida para o apuramento do Campeonato do Mundo de 2026.
Bentornato 𝑮𝒆𝒏𝒏𝒂𝒓𝒐 𝑮𝒂𝒕𝒕𝒖𝒔𝒐
CT della Nazionale 🇮🇹💙🔥
➡️ https://t.co/YljUd5ExkB#Nazionale #Azzurri #VivoAzzurro pic.twitter.com/FE3QMmsnla
— Nazionale Italiana ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri) June 15, 2025