Chefe da Máfia conhecido como "Mãe Natureza" acusa o escritor Roberto Saviano de difamação

CNN Portugal , MJC
29 jan 2023, 15:01
Escritor Roberto Saviano (AP)

O mafioso siciliano Giuseppe Graviano processou o escritor e pediu ao tribunal que apreenda todos os exemplares de "Solo è il Coraggio"

O mafioso siciliano Giuseppe Graviano pediu a um juiz que ordenasse a apreensão de todos os exemplares de "Solo è il Coraggio", livro do autor italiano Roberto Saviano, que acusa de ser difamatório.

"Giuseppe Graviano, um dos assassinos de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, responsável juntamente com Matteo Messina Denaro pelos massacres em Roma, Florença e Milão, instigador do assassinato de Don Pino Puglisi, irmão do outro assassino Francesco Graviano, está a processar-me e pede a apreensão do meu romance 'Solo è Coragem'", contou Saviano nas redes sociais.

Graviano, que cumpre prisão perpétua numa prisão de segurança máxima, entrou na semana passada com um processo por difamação contra o autor de "Solo è il Coraggio", obra sobre a vida do juiz Giovanni Falcone, que foi morto pela máfia em 1992.

Segundo o The Guardian, num documento escrito pelo próprio punho e endereçado ao Ministério Público de Trento, Graviano afirma que o livro contém imprecisões sobre ele, em particular sobre a sua alcunha. Segundo Saviano, Graviano foi apelidado de “Mãe Natureza” porque tinha o poder de conceder ou tirar a vida. O chefe da máfia diz, porém, que ganhou esse nome por ser “muito altruísta”. Graviano pediu ao tribunal de Trento que apreendesse e retirasse todas as cópias do livro das livrarias italianas.

A propósito deste processo, Saviano comentou: “O pedido de Graviano é a prova de que o poder de intimidação da máfia nunca termina. Por mais estranho que pareça, os mafiosos não têm medo de que alguém escreva sobre eles, mas temem a maneira como se escreve sobre eles.”

Segundo os magistrados, o criminoso de 59 anos foi um dos organizadores dos atentados a bomba em Milão, Roma e Florença em 1993, juntamente com Matteo Messina Denaro, o mafioso preso este mês após 30 anos foragido.

O escritor Robero Saviano vive sob proteção policial desde 2006, quando publicou "Gomorra", no qual revelou alguns segredos da máfia napolitana, tendo recebido então várias ameaças de morte.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados