Israel anuncia ter atingido a Síria, depois de disparos de foguetes

Agência Lusa
9 abr 2023, 08:37
Fotografia disponibilizada pela agência de notícias síria SANA, que mostra mísseis a voar sobre o céu perto do aeroporto internacional, na Síria

Ao todo, foram disparados seis foguetes, dos quais pelo menos um foram intercetados pelo sistema antiaéreo israelita e dois caíram em zonas despovoadas

O exército de Israel anunciou ter atingido a Síria, na sequência do disparo de foguetes contra os montes Golã, e depois de ataques semelhantes dos vizinhos Líbano e Faixa de Gaza nos últimos dias.

"A artilharia está a atingir a região da Síria de onde foram disparados foguetes contra território israelita", disse, no sábado à noite, o exército israelita, acrescentando ter sido também utilizado um drone.

Ao todo, seis foguetes foram disparados, indicaram. Pelo menos um foi intercetado pelo sistema antiaéreo israelita e dois caíram em zonas despovoadas na região dos Golã, parte dos quais Israel conquistou à Síria em 1967 e depois anexou.

Trata-se de uma região estratégica, patrulhada por soldados israelitas e também limítrofe do Líbano.

Estes ataques, ainda não reivindicados, são o último episódio da escalada de violência no Médio Oriente. Dois ataques anti-israelitas mataram três pessoas na sexta-feira.

Na quinta-feira, foram disparados cerca de 30 foguetes do Líbano para Israel, causando um ferido e danos materiais, numa escalada sem precedentes, desde 2006, na frente israelo-libanesa.

O exército israelita disse que os disparos de foguetes, não reivindicados, foram feitos "por palestinianos", tendo retaliado com ataques contra Gaza e sul do Líbano.

Israel e o Líbano encontram-se tecnicamente em estado de guerra, depois de vários conflitos, e a linha de cessar-fogo é controlada pela Força Interina das Nações Unidas (FINUL), posicionada no sul do Líbano.

Do lado sírio, Israel intensificou recentemente os ataques, visando posições de grupos pró-Irão, inimigo número um.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados