Três palestinianos armados abatidos perto de Nablus

Agência Lusa , MM
12 mar 2023, 08:30
Israel conclui 'muro de ferro' com a Faixa de Gaza

A informação foi avançada pelo Exército israelita. A troca de tiros ocorreu na zona de Surra-Jit, numa área sob controlo de segurança israelita, a oeste de Nablus

Três palestinianos armados foram mortos a tiro, este domingo, perto de Nablus, no norte da Cisjordânia, depois de terem aberto fogo sobre uma posição militar israelita, disseram militares israelitas.

A troca de tiros ocorreu na zona de Surra-Jit, numa área sob controlo de segurança israelita, a oeste de Nablus. Os residentes de Surra disseram à agência de notícias France-Presse (AFP) terem ouvido tiros cerca das 03:30 (01:30 em Lisboa).

Fontes médicas palestinianas disseram que não foram admitidos mortos na morgue de Nablus, sugerindo que o exército israelita estava na posse dos corpos.

"Atacantes abriram fogo sobre soldados [israelitas] num posto militar adjacente ao cruzamento de Jit", indicou o exército israelita, em comunicado.

"Soldados [...] devolveram fogo com munições vivas" e "três atacantes foram neutralizados", um quarto rendeu-se e está a ser detido para interrogatório, acrescentou o exército, cujo porta-voz confirmou à AFP que os três atacantes neutralizados eram palestinianos e tinham sido mortos.

Nenhum soldado israelita foi ferido, indicou.

Fontes de segurança palestinianas disseram à AFP não terem ainda informações sobre este incidente.

Desde o início do ano, o conflito israelo-palestiniano causou a morte de 81 palestinianos, 13 israelitas e uma mulher ucraniana, de acordo com uma contagem da AFP baseada em fontes oficiais israelitas e palestinianas.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados