Questionado por jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, Trump disse que os EUA vão permitem que os membros do Hamas "vigiem para que não haja grandes crimes" ou "alguns dos problemas que temos quando áreas como essa foram literalmente demolidas"
O presidente norte-americano afirmou que os Estados Unidos deram autorização ao Hamas para se "rearmar" durante "um período de tempo", formando uma espécie de polícia palestiniana, devido à necessidade de policiar o território após meses de uma guerra que devastou quase por completo o território da Faixa de Gaza.
“Eles têm sido abertos sobre o assunto e nós demos-lhes aprovação por um período de tempo”, disse o presidente americano. "É preciso entender que eles perderam provavelmente 60 mil pessoas. É muita retribuição", argumentou.
Questionado por jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, Trump disse que os EUA vão permitem que os membros do Hamas "vigiem para que não haja grandes crimes" ou "alguns dos problemas que temos quando áreas como essa foram literalmente demolidas".
Segundo o ministro da Saúde de Gaza, com ligações ao Hamas, acusa Israel de ter morto mais de 67 mil pessoas, incluindo 20 mil crianças.
Para o presidente americano, é necessário criar uma força de policiamento durante o período de reconstrução, numa altura em que mais dois milhões tentam reconstruir as suas vidas.
"Estamos a fazer com que eles vigiem para que não haja grandes crimes ou alguns dos problema que temos quando áreas como esta foram literalmente demolidas", insiste.
As declarações acontecem numa altura em que o prazo para o desmantelamento do armamento do Hamas tornou-se um dos principais pontos de discórdia no acordo de cessar-fogo do Hamas, com os dois lados divididos acerca dos prazos e de como deve ser.