Israel, que colocou em curso uma operação terrestre no Líbano e elevou a guerra para o patamar regional, matou nas últimas semanas vários líderes do Hezbollah. Esta é a história deles
Israel matou vários líderes do Hezbollah. Eis quem eram, quando foram mortos - e quem são os que permanecem
Sucessivos ataques de Israel visam decapitar grupo apoiado pelo Irão
por Kara Fox e Tamara Qiblawi, CNN
Beirute (CNN) - Os ataques aéreos israelitas no Líbano mataram pelo menos sete comandantes e oficiais de alto nível do Hezbollah nas últimas semanas, incluindo o chefe do grupo militante, Hassan Nasrallah (na foto em grande), que foi assassinado num ataque ao seu quartel-general subterrâneo em Beirute na sexta-feira.
Estes ataques constituíram o golpe mais significativo infligido ao grupo militarizado apoiado pelo Irão desde a sua formação, no início da década de 1980.
O Hezbollah afirmou que irá escolher em breve um novo líder. Numa altura em que o grupo procura recuperar da carnificina, eis um olhar sobre alguns dos líderes do grupo que foram mortos - e quem permanece.
Israel matou vários líderes do Hezbollah. Eis quem eram, quando foram mortos - e quem são os que permanecem:
30 DE JUNHO DE 2024
Fu'ad Shukr
Shukr era considerado o braço direito de Nasrallah, o mais alto responsável militar do Hezbollah e membro do Conselho da Jihad. Antes da sua morte, o Governo dos Estados Unidos tinha oferecido uma recompensa de 5 milhões de dólares [4,5 milhões de euros ao câmbio atual] por informações sobre ele e sobre o seu paradeiro. Foi morto num ataque de um drone nos subúrbios do sul de Beirute.
20 DE SETEMBRO DE 2024
Ibrahim Aqil
Aqil era o comandante de topo e o fundador da força de elite do Hezbollah, a Radwan. Tinha a cabeça a prémio pelos EUA no valor de sete milhões de dólares [6,3 milhões de euros] por suspeita de envolvimento no ataque de 1983 à embaixada dos EUA em Beirute e no bombardeamento do quartel dos fuzileiros navais da cidade. Foi assassinado juntamente com vários outros comandantes num edifício residencial no bairro de Dahiyeh, no sul de Beirute.
Ahmad Wehbe
Wehbe era o comandante sénior da força de elite Radwan, do Hezbollah. Foi morto juntamente com Aqil no bairro de Dahiyeh, em Beirute.
25 DE SETEMBRO DE 2024
Ibrahim Kobeissi
Kobeissi dirigia a unidade de mísseis do Hezbollah. Foi morto por um ataque aéreo nos subúrbios do sul de Beirute.
26 DE SETEMBRO DE 2024
Mohammad Surour
Surour era o chefe da recém-criada unidade de drones do Hezbollah e supervisionava os ataques do grupo com drones e mísseis de cruzeiro contra Israel a partir do Líbano. Foi morto num ataque a Beirute.
27 DE SETEMBRO DE 2024
Hassan Nasrallah
Nasrallah tornou-se líder do Hezbollah em 1992, depois de o seu antecessor, Abbas Musawi, ter sido morto por um ataque de helicóptero israelita. Durante o seu mandato, supervisionou a transformação do partido numa poderosa força política no Líbano. Foi morto por um ataque aéreo israelita ao quartel-general clandestino do grupo no sul de Beirute, onde se encontravam também 20 membros do Hezbollah.
29 DE SETEMBRO DE 2024
Nabil Qaouk
Qaouk era Comandante da Unidade de Segurança Preventiva do Hezbollah e membro do Conselho Central do Hezbollah. Foi designado terrorista mundial pelos EUA em outubro de 2020. Foi morto num ataque israelita à zona de Chyah, na periferia de Beirute.
Eis quem permanece na liderança do Hezbollah:
Naim Qassim
Qassim é o secretário-geral adjunto do Hezbollah e é atualmente o mais alto responsável do grupo.
Hashem Safieddine
Como chefe do conselho executivo do Hezbollah, Safieddine é um provável herdeiro de Nasrallah.
Ibrahim Amin Al-Sayyed
Al-Sayyed é o chefe do conselho político do grupo.
Mohammed Raad
Raad é o líder do bloco do Hezbollah no Parlamento libanês.