Três soldados israelitas mortos em troca de tiros perto da fronteira com o Egito

António Guimarães , Atualizada às 13:18
3 jun 2023, 11:46
Fronteira entre Israel e o Egito (Menahem Kahana/Getty Images)

Atirador era um polícia egípcio. Autoridades dos dois países estão a investigar o caso

Três soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla original) foram mortos num tiroteio perto da fronteira com o Egito, no deserto do Negev, confirmou o exército israelita.

A confirmação das duas mortes chega depois de relatos de uma operação no mesmo local entre forças israelitas e um homem que terá disparado contra os soldados, sendo que o exército falou do atirador como sendo um "terrorista". Entretanto a IDF confirmou que o autor do ataque é um polícia de nacionalidade egípcia.

"Esta manhã, um incidente ocorreu na área da Brigada Regional Paran. Dois soldados da IDF, um homem e uma mulher, foram mortos com tiros perto da fronteira. O incidente está em investigação, havendo também coordenação com as forças egípcias. A IDF está a realizar buscas na área", pode ler-se no comunicado do exército, que na altura falava ainda apenas em dois mortos. O terceiro soldado morreu numa troca de tiros com o atirador.

O caso surge ainda poucas horas depois de o exército israelita ter impedido uma operação de tráfico de droga naquela zona, perto de Nitzana. Para já não existem informações sobre eventuais relações entre os casos.

Os gabinetes do primeiro-ministro e do ministro da Defesa de Israel já foram informados da situação.

Israel e Egito envolveram-se em várias guerras a seguir à criação do Estado hebraico, mas os acordos de paz assinados em 1979 fizeram serenar a situação. Apesar disso Telavive decidiu construir uma vedação gigante na fronteira dos dois países, impedindo, ao mesmo tempo, a entrada de migrantes vindos de África e de eventuais terroristas islâmicos.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados