Morreu Omar Khmour, 14 anos: foi baleado na cabeça por forças israelitas

CNN Portugal , MJC
16 jan 2023, 17:13
Funeral de Omar Khmour, de 14 anos, morto na Cisjordânia (AP)

Estava num campo de refugiados quando foi morto

Omar Khmour, um menor palestiniano de 14 anos, foi baleado na cabeça por forças israelitas, esta segunda-feira, no campo de refugiados de Dheisheh, perto de Belém, no território ocupado da Cisjordânia.

Segundo a agência oficial de notícias palestiniana Wafa, citada pelo The Guardian, o exército entrou no campo “de madrugada e lançou uma campanha de ataques às casas dos cidadãos”. Durante a operação, algumas pessoas foram detidas. 

O exército justifica que abriu fogo depois de um grupo de pessoas ter atirado “pedras, artefatos explosivos e coquetéis molotov contra os soldados”.

O rapaz “sucumbiu aos ferimentos”, disse o ministério da Educação palestiniano, que condenou o assassínio e revelou que Khmour era um estudante do 9º ano numa escola da agência de refugiados da ONU no campo.

Ohmar Khmour é o segundo jovem morto por militares israelitas em Dheisheh este mês, é o quarto menor palestiniano morto pelo exército israelita na Cisjordânia ocupada nos primeiros 16 dias de 2023 e é o 14º palestinano morto na Cisjordânia desde o início do ano, incluindo civis e combatentes, a maioria dos quais morta a tiro pelas forças israelitas, de acordo com uma contagem da Agence France-Presse.

 

 

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados