Isabel dos Santos já tem contas e ativos arrestados em vários países na sequência de processos judiciais que correm em Angola e noutras jurisdições. Agora também o tem no Reino Unido
O Governo britânico decidiu congelar os bens de Isabel dos Santos, impondo também à empresária angolana a proibição de entrar no país. As sanções, anunciadas esta quinta-feira, visam também os oligarcas ucraniano Dmytro Firtach e o letão Aivars Lembergs, acusados de “roubarem riqueza do seu país para benefício pessoal".
“Estes indivíduos sem escrúpulos estão a privar egoisticamente os concidadãos de fundos vitais para a educação, a saúde e infraestruturas, em prol do seu próprio enriquecimento pessoal”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros David Lammy, num vídeo publicado no X esta quinta-feira. E acrescentou: "A era dourada do branqueamento de capitais acabou".
I said I would take on dirty money when I became Foreign Secretary.
Today, I am. pic.twitter.com/f3PIexJPnr
— David Lammy (@DavidLammy) November 21, 2024
As sanções constituem o primeiro passo da nova campanha do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido para combater a corrupção e o financiamento ilícito. Nesse sentido, através de uma publicação nas redes sociais, o Ministério reforçou que o "dinheiro sujo" não tem "lugar" na sociedade britânica.
"Durante demasiado tempo, os cleptocratas usaram Londres como mealheiro para o produto da sua corrupção", escreveram.
Dirty money has no place in our society.
— Foreign, Commonwealth & Development Office (@FCDOGovUK) November 21, 2024
For too long kleptocrats have used London as a piggybank for the proceeds of their corruption.
Today Foreign Secretary @DavidLammy kickstarts a new push to stop the flow of illicit finance and money laundering in the UK and abroad.
O Ministério refere-se não só a Isabel dos Santos como ao ucraniano Dmitry Firtash e ao político letão Aivars Lembergs - outros dois "cleptocratas (...) que desviaram riquezas dos seus países de origem, bem como os seus amigos, familiares e intermediários que os ajudaram”.
Para além destes, também a sócia e amiga Paula Oliveira e o ex-diretor financeiro da Sonangol Sarju Raikundalia são alvos das sanções que entram em vigor já a partir desta quinta-feira.
Este ano a empresária angolana acusou as autoridades angolanas de dar “ordens diretas” e instruções às suas congéneres portuguesas nos casos judiciais que a envolvem nos dois países. Isabel dos Santos tem contas e ativos arrestados em vários países na sequência de processos judiciais que correm em Angola e noutras jurisdições.