Problema informático está a impedir alguns pensionistas de entregarem IRS

1 abr 2023, 14:59

Informação sobre pensões pagas em 2022 pela Segurança Social “não está ainda totalmente refletida no sistema de liquidação” do IRS. Reporte só ficará concluído no início da próxima semana.

O Ministério das Finanças detetou que “o reporte relativo aos rendimentos pagos pela Segurança Social a alguns contribuintes não está ainda totalmente refletido no sistema de liquidação” do IRS, o que, escreve o Jornal de Negócios, está a impedir alguns pensionistas de submeter a declaração de impostos relativa ao ano passado. No início da próxima semana estará “devidamente concluído”.

A época de entrega do IRS arrancou este sábado e prolonga-se até 30 de junho. Há algumas mudanças, mas uma das principais é o desdobramento dos escalões de IRS, de sete para nove. Por saber está ainda se o Fisco conseguirá processar os reembolsos sem atrasos, numa altura em que tem sido chamado pelo Governo a operacionalizar alguns apoios, alertam os fiscalistas.

Segundo os dados divulgados esta manhã pelo Ministério liderado por Fernando Medina, quase um terço dos contribuintes “aproveita” o IRS automático. Do total de 5.724.596 declarações da última campanha, mais de 1,8 milhões foram submetidas através desta ferramenta de preenchimento prévio, que começou a ser disponibilizada a partir de 2016.

Relacionados

Negócios

Mais Negócios

Patrocinados